Início Educação Programa “A Hora do Faça Bonito” promove atividades nas unidades educacionais de...

Programa “A Hora do Faça Bonito” promove atividades nas unidades educacionais de Nossa Senhora do Socorro

271
0

As unidades de ensino da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro realizam nesta quinta-feira, 29, palestras que integram o Programa “A Hora do Faça Bonito”. Com o intuito de atender ao proposto na iniciativa, as escolas da Rede Municipal na última quinta-feira de cada mês, fazem uma paralisação em suas atividades, de 40 minutos nos turnos, às 10h e às 16h, para realizar uma abordagem direta junto aos estudantes para conscientizar acerca do enfrentamento das diversas formas de violência.

A secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, relembra que a iniciativa foi lançada em maio e por consequência dos festejos juninos e do recesso das escolas “A Hora do Faça Bonito” teve a sua implementação no mês de agosto.
“Embora o Faça Bonito seja uma campanha de enfrentamento à violência sexual praticada contra a criança e o adolescente, o Programa ‘A Hora do Faça Bonito’ está voltado também para o enfrentamento da violência doméstica, incluindo mulheres e idosos”, explicou a secretária, ao destacar as especificidades da ação no município de Nossa Senhora do Socorro.

A campanha Faça Bonito é realizada nacionalmente, representada por uma flor amarela, que simboliza o cuidado e a proteção que devemos ter com as meninas e meninos. Em Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura, por meio das ações da Secreta Municipal de Educação (Semed), em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social (SMAS), de Saúde (SMS), lançaram a iniciativa a “ A Hora do Faça Bonito”. Trata-se de uma ação estratégica de prevenção, de caráter intersetorial para publicizar e mobilizar a sociedade socorrense comprometendo-a com a responsabilidade da proteção da criança e do adolescente.

Para subsidiar a atividade, os técnicos de referência utilizam material impresso de disseminação dos aspectos relacionados as diferentes formas de violação dos direitos humanos.

Educação para prevenção

A diretora da Escola Municipal Diva Maria Correia, no conjunto Fernando Collor, Denize de Morais, reconheceu que a educação tem um papel importante para a prevenção. “É necessário abraçar esse Programa para conscientizar a comunidade escolar. As atividades aconteceram nos três turnos – no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos – abordagem foi feita de forma acessível e os estudantes gostaram muito da iniciativa”, destacou.

Segundo o diretor da Escola Municipal Manoel de Jesus Silva, André Augusto Andrade, a Semed mais uma vez acertou na implementação dessa ação. “A Hora do Faça Bonito é uma iniciativa fantástica, trata-se um programa excelente, que aborda assuntos delicados e que é necessário a conscientização para o enfrentamento. Foi notório que os estudantes se interessaram pela temática”, disse, ao comentar que na unidade de ensino aconteceu uma palestra com a psicóloga vinculada ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Lenilva Vieira Aragão.

Defesa dos Direitos Humanos

Para a secretária, o enfrentamento à violência sexual praticada contra a criança e o adolescente é uma conquista da luta pelo reconhecimento e prática dos direitos humanos. “O artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina a obrigatoriedade do médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental comunicar à autoridade competente os casos que tenham conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente” elucidou Josevanda Mendonça Franco. Ainda de acordo com ela, para além do ECA, a própria Constituição, no artigo 227, determina que é dever da família, sociedade e estado assegurar os direitos da criança e adolescente.

A Hora do Faça Bonito

A iniciativa tem como público-alvo operadores da Educação e alunos, famílias e usuários dos equipamentos da Assistência Social e da Saúde. Para subsidiar a atividade, os técnicos de referência utilizam material impresso de disseminação dos aspectos relacionados as diferentes formas de violação sexual praticada contra crianças e adolescentes. Além disso, serão informadas as estratégias de noticiamento, com a revitalização do formulário do Sistema de Aviso Legal por Violência Contra Criança e o Adolescente (Salve).

Por:Lívia Lessa

COMPARTILHAR