A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro continua investindo e contribuindo para melhoria da educação dos socorrenses. Prova disso, foi a entrega realizada, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na manhã desta quarta-feira, 08, da maleta de equipamentos tecnológicos do Projeto Aula Digital, onde foram contempladas 17 instituições de ensino do município. O Projeto Aula Digital é uma iniciativa global das Fundações Telefônica e Bancária “La Caixa”.
Visando a inovação escolar, por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, os diretores das 17 instituições de ensino do município participantes do projeto, receberam das mãos da secretária da Semed, Marieta Barbosa, e do prefeito Padre Inaldo, uma maleta contendo um notebook, que deverá ser utilizado pelo professor, e 34 tablets para os alunos. De acordo com a secretária, apesar de 26 escolas participarem do projeto, apenas 17 instituições foram contempladas com os aparelhos devido à preparação que deve ser realizada até chegar nesta etapa.
“Apenas 30 municípios de Sergipe foram agraciados com esse projeto e Socorro é o município que possui o maior número de escolas envolvidas. Em um ano e meio foi realizada a capacitação para os professores das 17 escolas e, este ano, conseguimos inserir mais nove escolas na iniciativa. No notebook do professor vai estar instalado todo o conteúdo pedagógico que será utilizado nas aulas, já nos tablets estarão instalados programas e conteúdos que os alunos irão poder utilizar”, esclareceu a secretária.
A assinatura de adesão ao projeto foi compactuada e assinada pelo prefeito Padre Inaldo, juntamente com a secretária Marieta Barbosa e os 17 diretores da rede municipal de ensino, no ano de 2017. Segundo o gestor municipal o resultado coletivo é o principal foco desta ação. “A educação é um dos setores prioritários da administração e com essas maletas nossos alunos irão aprender, cada vez mais, de forma dinâmica e eficiente. O sentimento é de dever cumprido, de felicidade ao conquistar novas parcerias para transformar a nossa educação e proporcionar melhorias para a nossa população”, comemorou o prefeito.
O coordenador do ensino fundamental e do Projeto Aula Digital no município, Danielson Barreto, enfatiza que o projeto não é voltado apenas para a tecnologia, mas principalmente à educação inovativa. “O Aula digital veio com uma proposta completamente diferente ao realizar, primeiramente, a formação, por exemplo, com gestores, técnicos e professores, com questões voltadas para gestão inovativa e participativa. Nós apenas utilizamos a tecnologia como um meio para contribuir com o ensino/aprendizagem”, disse o coordenador.
De acordo com o diretor da Escola Municipal Izídio Marques de Melo, Valter Silva, localizada no Povoado Taboca, os alunos da instituição se mostraram ansiosos com a chegada dos aparelhos que auxiliarão no desenvolvimento das atividades pedagógicas. “Sou filho da comunidade e, inclusive, a escola leva o nome do meu bisavô, então é uma alegria muito grande estar recebendo esse material que servirá como auxílio no desenvolvimento das atividades no dia a dia. Acredito que isso deva entusiasmar tanto os professores como os próprios alunos que estão na expectativa de receber esse material. Tudo que vem para melhorar a educação, a Prefeitura tem dado apoio, prova disso é o índice de abandono à instituição escolar que é muito baixa”, comemorou o diretor.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade os secretários Renato Nogueira e Enock Ribeiro, o jornalista Aélio Argolo, profissionais da educação, além de diversos diretores de instituições de ensino de Socorro.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira mais fotos: