Início Educação Projeto Aula Digital realiza formação com Kit Tec aos educadores da SEMED

Projeto Aula Digital realiza formação com Kit Tec aos educadores da SEMED

66
0

No segundo dia de curso, mais de 40 educadores foram capacitados

Dando continuidade ao processo de formação tecnológica dos educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, foi realizado hoje, 04, o segundo dia de curso prático do Projeto Aula Digital, que é fruto da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, o Governo de Sergipe e algumas prefeituras. O curso de formação prática teve início ontem, 03, e segue até amanhã, sexta-feira, 04, na Escola Estadual Seixas Dória, localizada no conjunto Jardim.

Esse ano estão sendo capacitados todos os professores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental menor das 17 escolas de Socorro que assinaram o termo de adesão em 2017. Em 2018, mais oito novas escolas já aderiram ao  projeto e estão em fase de formação, totalizando 25 escolas, o que corresponde a 62,5% de escolas municipais beneficiadas.

No segundo dia de curso mais de 40 educadores, entre professores, coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram apresentados às tecnologias e plataformas do projeto ProFuturo-Aula Digital. Eles conheceram de perto cada ítem do Kit Tec que irá auxiliar no processo didático e pedagógico desenvolvidos em suas unidades educacionais. Durante os três dias de capacitação, os envolvidos  irão conhecer na prática os conteúdos digitais que serão utilizados para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

O objetivo do projeto Aula Digital é melhorar as oportunidades das crianças incorporando a inovação tecnológica nas escolas.

De acordo com o coordenador do projeto, Danielson Barreto, a ideia é promover melhorias à educação do município de forma inovadora, com a utilização da ferramenta em espaços que ultrapassem também as salas de aulas, aproveitando os mais diversos ambientes. “Não é uma proposta somente tecnológica, é também saber se utilizar do recurso disponível para facilitar ainda mais o aprendizado do aluno, de uma maneira criativa e inovadora realizada pelo professor”, comentou, destacando que todo material utilizado pela ferramenta vem baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o propósito de facilitar o aprendizado do aluno.

O Kit Tec é composto por uma coleção de ítens que serão disponibilizados para as escolas que aderiram ao programa e serão contempladas com uma maleta, 34 tablets, Notebook, miniprojetor, nobreak, filtro de linha, concentrador de carga, roteador, tela de projeção, cadeados, cabo usb e pendrive. O estojo vem ainda com conteúdos programados para atender aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental menos auxiliando aos professores nesse processo de conhecimento.

A formação prática consiste em mostrar como deve ser montada, formatada e planejada uma aula, facilitando o entendimento e manuseio correto do aluno, orientado pelo professor.

Para a coordenadora da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, Aldenira Chagas, passar por todo o processo de formação e chegar no momento do recebimento da maleta é de extrema felicidade e emoção. “Nós vamos fazer uma festa com os alunos quando a maleta chegar na escola. Eles vão utilizar o tablet com o comando do professor, trabalhando com o conteúdo previamente planejado pela direção da escola e os conteúdos digitais já disponibilizados. Os alunos vão poder se descobrir através da tecnologia, trabalhando o intelecto e o que condiz com cada idade”, disse.

Em Socorro o Projeto Aula Digital capacitou em 2017, 53 professores, atingindo 3.331 alunos. Em 2018, serão capacitados mais 36 professores, beneficiando cerca de 1076 alunos, além de vários coordenadores e diretores escolar.

 

COMPARTILHAR