Visita foi realizada com o objetivo de conhecer as particularidades de uma das escolas beneficiadas pelo projeto
Na manhã desta terça-feira, 07, representantes da empresa Telefônica-Vivo realizaram uma visita de reconhecimento à Escola Municipal Barquinho Amarelo, localizada no final de linha do Conjunto Marcos Freire II. Na oportunidade os técnicos conversaram com a equipe diretiva da escola, que é uma das 17 unidades de ensino do município a receber o projeto “Profuturo Aula Digital”, que visa à inclusão de tecnologias nas salas de aula, com o objetivo de dinamizar o aprendizado dos estudantes.
A iniciativa irá beneficiar os cerca de 800 estudantes matriculados na escola, através de ações educacionais modernas. A diretora da escola, Ana Maria Silva Rodrigues, acompanhou o grupo e na oportunidade apresentou o Plano Educacional montado pela equipe para atender os alunos. “Aqui o projeto está funcionando como mais uma ferramenta para auxiliar na alfabetização dos estudantes. Apresentamos o plano educacional para que eles conheçam a nossa realidade, nosso modo de ação e dessa forma possam trazer alternativas e iniciativas que mais se encaixem no nosso modelo de ensino”, explica.
Ainda de acordo com a diretora a iniciativa inovadora, que está sendo realizada na unidade de ensino graças à parceria firmada entre o Governo do Estado de Sergipe, a Fundação Vivo Telefônica e o município, foi muito bem aceita pelos professores que já estão recebendo a capacitação diferenciada. “E estão adorando. Todos estão muito ansiosos para colocar esses conhecimentos em prática, em especial quando recebermos os tablets, pois essa é uma forma que encontramos para prender ainda mais a atenção dos alunos e integrá-los nesse processo de aprendizagem”, complementa Ana Maria.
Como funciona?
O Projeto Aula Digital oferecerá às escolas dispositivos tecnológicos, não somente para alunos, mas também para diretores, coordenadores e professores. Cada escola receberá uma maleta contendo um laptop para uso do professor; um mini projetor; uma tela de projeção, além de 30 a 40 tablets para os estudantes. Além disso, toda equipe educacional receberá formação continuada, com o objetivo de garantir o melhor uso possível dos dispositivos.
O objetivo do projeto é oportunizar uma educação com mais de qualidade, através de dispositivos digitais, para alunos que não têm condições de usufruí-los no dia a dia. A partir das tecnologias digitais os alunos terão a oportunidade de aprender os conteúdos curriculares por meio de uma linguagem multimídia e interativa.