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Projeto Daqui Pra Frente: competências socioemocionais serão trabalhadas com a comunidade escolar

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A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), continua realizando ações visando à preparação para retomar as atividades escolares da Rede, assim que possível. Na tarde de hoje, dia 06, a equipe técnica da Secretaria apresentou aos 120 gestoras escolares o Projeto Daqui Pra Frente. Ele oferece à comunidade escolar orientações e subsídios socioemocionais para atravessarem o contexto de pandemia e auxiliar na preparação para quando acontecer a volta às aulas.

A iniciativa tem o foco na redução dos impactos socioemocionais, originados pela pandemia do novo coronavírus. Para isso, o Projeto usa seis competências postas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pautadas no aspecto socioemocional: autoconsciência, autogestão, consciência social, criatividade e interesses artísticos, relacionamentos e decisão responsável.

Estamos enfrentando uma realidade completamente diferente da que estávamos habituados. Muitas pessoas perderam entes queridos, estão vivendo dificuldades sociais, financeiras, problemas para lidar com o isolamento social, agravo de violência no ambiente doméstico, problemas psicológicos, entre outras questões, podem ter surgido ou se agravado neste período. “Será de fundamental importância prestarmos ainda mais atenção no contexto socioemocional da comunidade escolar. A pandemia trouxe impactos, psicológicos e sociais que devem ser levados em consideração”, falou a secretária de Educação Josevanda Franco.

O Projeto atua em duas frentes: o apoio psicológico e a formação. Desde o mês de julho, os profissionais das unidades escolares têm, à disposição, de maneira online, atendimento psicológico. Mais de 70 atendimentos foram realizados pela equipe de psicólogos da Semed. Os interessados podem participar respondendo um questionário acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnhluMpOcytbnTxQTgcceHbfrKCgenPWe8aLiyA4XNn30xzg/viewform

“Realizamos esta reunião de alinhamento com os gestores para que eles conheçam a proposta do Projeto. A partir da próxima semana, iniciaremos as formações com o pessoal que atua nos apoios escolares; em seguida, continuaremos, o processo formativo, em agosto, com os diretores, coordenadores e secretários escolares. Em setembro, será a vez dos professores. Vamos trabalhar em como desenvolver competências para lidar com as emoções, sejam em tempos de crise ou no cotidiano. Levaremos esta discussão e trabalharemos toda comunidade escolar, com base na BNCC.” – disse a Sandra Baldin, coordenadora do Projeto.

Para Fabiana Araújo, também coordenadora do Projeto, “a formação continuada nos ajuda a fortalecer o processo de acolhimento da comunidade e também na incorporação das competências socioemocionais no cotidiano da escola. A reunião com os gestores foi muito proveitosa. Todos se mostraram dispostos a colaborar. Neste momento, é primordial a participação e o engajamento para que as pessoas saibam lidar com os elementos emocionais de agora em diante“.
A diretora da Creche Mariana Martins, Michelean Canuto, considerou o projeto um “presente que será de grande êxito e de suma importância para todo sistema educacional do nosso município.”

O gestor da Escola Municipal Leonel Brizola, José Cinzino, disse ser “um excelente projeto. Ele traz uma perspectiva positiva para trabalhar as emoções na escola. Isso nos dá uma certeza de que dias melhores virão. Irei participar e vou incentivar para que todos os colegas participem. Esta gestão está de parabéns por este olhar diferenciado voltado para comunidade”. Maria José, diretora da Escola Municipal José Teixeira, ressaltou o cuidado que a Semed está tendo com os profissionais da educação. “Todos estão sendo envolvidos nas formações. Isso é ótimo já que temos de estar preparados para receber a comunidade no momento de retornar. É muito bom o suporte que a Semed está nos oferecendo. Me sinto muito segura.”

Calendário de formações em agosto

Apoios escolares (180 pessoas)
Dias 10, 12 e 13/08 – 9h às 11h

Diretores e coordenadores (80 pessoas)
17, 19 e 20/08 – 9h às 11h

Secretários Escolares (média 60 pessoas)
24, 26 e 27/08 – 9h às 11h

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