Início Notícias Projeto de Psicologia do NASF de Socorro é classificado como o segundo...

Projeto de Psicologia do NASF de Socorro é classificado como o segundo melhor na 1º Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19”

95
0

O projeto “Continue a Nadar: Juntos somos mais fortes” mostra a importância do acompanhamento psicológico nas UBS’s

Com muita honra, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parabeniza os idealizadores do projeto “Continue a Nadar: Juntos somos mais fortes”, pela conquista do segundo lugar na Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19”. O projeto, criado pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Mônica Trindade, surgiu para mostrar a importância do acompanhamento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Mostra Virtual tinha como objetivo documentar e disseminar experiências municipais de enfrentamento à COVID-19, mostrar a capacidade adaptativa dos municípios para dar continuidade às ações e serviços de saúde para além pandemia e mostrar o cotidiano dos trabalhadores da saúde nos municípios inseridos nas mais diversas iniciativas voltadas ao enfrentamento ao novo Coronavírus.

O trabalho desenvolvido nas UBS do município, trata-se de um relato de experiências no qual são apresentadas novas práticas de cuidado à saúde mental, executadas na Atenção Básica de Nossa Senhora do Socorro durante o enfrentamento à COVID-19, bem como na prevenção do suicídio.

A psicóloga desenvolvedora do projeto, Mônica Trindade, falou como o projeto funciona. “Desde março, 50 usuários anteriormente acompanhados no grupo psicoterapêutico continuam recebendo informações e atendimentos individuais semanais e momentos em grupo no formato virtual. Os atendimentos individuais on-line ocorrem por redes sociais ou ligações tradicionais, assim como os momento em grupo”, explicou.

A dedicação, carinho e empenho ao projeto e aos participantes levou a ação ao segundo lugar no pódio da Mostra Virtual. “Todos os envolvidos no projeto se esforçaram e capricharam para que pudéssemos chegar até este momento e estamos muito felizes com essa conquista. Então, apenas posso dizer: continuamos a nadar porque juntos somos mais fortes”, Mônica declarou.

COMPARTILHAR