Na noite desse sábado, 20, teve mais apresentações na Praça da Cultura, no Marcos Freire I, para marcar o lançamento do Projeto Estação Cidadania em Movimento, da Prefeitura de Socorro, executado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). O projeto tem como objetivo valorizar e divulgar as manifestações artísticas, culturais e esportivas que acontecem na Praça da Cultura, como os Zabumbadores de Vó Lourdes, Guerreiras da Melhor Idade, Capoeira em Movimento e Amigos Fitness. Além dos demais grupos que utilizam a Praça da Cultura como espaço de interação social.
Há três ano, o grupo Amigos Fitness resolveu colocar o corpo em movimento. Com o apoio de professores voluntários, todas as terça, quartas e quintas, das 20h às 21h, eles se encontram na quadra de esportes da praça para realizar atividade físicas. “Eu tenho o grupo como meu psicólogo. Antes eu vivia deitada no sofá, pesando 106 quilos. Vivia em médicos. Depois que passei a me exercitar aqui, minha vida mudou. Meu humor mudou. Meu corpo mudou, pois agora peso 79 quilos”, comemora Vânia Cristina, saladeira.
A empolgação de Vânia é completada pela xará e colega de grupo, Lourdes Cristina, professora. “O grupo foi criado para termos uma melhor aproximação com a comunidade, para valorizarmos e utilizarmos esse espaço público. Deu tão certo que até a criminalidade diminuiu por aqui. Agora estamos felizes com o reconhecimento da prefeitura. Tenho certeza que só temos a crescer com esse apoio”, afirma Cristina.
A proposta da Prefeitura é de também levar atividades como essas para outras praças do município. Quem quiser fazer parte de um desses grupos ou saber mais informações quanto aos dias, horários e modalidades disponíveis, basta ir à Praça da Cultura, que fica bem ali perto da Igreja São Marcos, no Marcos Freire I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Pode procurar Alex Carvalho, diretor da Praça da Cultura. Ah! As atividades são gratuitas.