Início Educação Projeto Ganesha: Professores da rede municipal de ensino realizam técnicas de meditação...

Projeto Ganesha: Professores da rede municipal de ensino realizam técnicas de meditação e ioga dentro das salas de aula

99
0

Implementado em 2017 pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Projeto Ganesha tem sido aplicado pelos professores da rede municipal de ensino em 14 escolas socorrenses. O projeto consiste na execução de técnicas de ioga e meditação e tem como objetivo proporcionar disciplina e equilíbrio emocional para as crianças.

E nesta manhã de segunda-feira, 18, os alunos da Escola Municipal Leonel Brizola realizaram as atividades proposta pelo projeto. Para a professora, Auxiliadora Torres, após a aplicação diária das técnicas em sala de aula, os alunos passaram a desenvolver com mais empenho as atividades e a apresentar um comportamento diferenciado, não apenas dentro do ambiente escolar, mas também dentro de casa. “Minha turma era muito difícil de lidar, os alunos eram muito agitados e depois de passar a aplicar as técnicas de meditação e ioga, eles mudaram completamente, passaram a realizar as atividades e prestar atenção no que eu lhes ensinava. Inclusive, quando comecei a lecionar necessitei usar microfone porque nem eu mesma conseguia me ouvir”, revelou.

A expectativa da Semed é de que o projeto venha reduzir o índice de violência nas escolas e que toda a rede educacional de Socorro venha aderi-lo. “A secretária Marieta queria inovar a forma dos professores trabalharem a questão da disciplina nas escolas, então nós vimos que praticando meditação e ioga as crianças têm apresentado um controle maior sobre a sua emoção. Ano passado realizamos a capacitação com os professores para que eles pudessem dominar as técnicas e trabalhar em sala de aula com os alunos”, contou a idealizadora e coordenadora do projeto, Mônica Tavares.

Já para a professora do ensino infantil, Nadjan Soares, o projeto também tem beneficiado os próprios professores que aplicam a técnica no que concerne ao próprio desenvolvimento em sala de aula. “Eu também acabo sendo atingida pelos benefícios proporcionados pelas técnicas, gosto muito e estou percebendo que aos poucos o comportamento dos meus alunos está mudando. Se por algum momento eu esqueço de realizá-las, eles próprios me cobram”, disse.

Aluna do 5° ano, Franciele Rocha de 11 anos, revelou que tem ensinado sua família a realizar as técnicas dentro de casa e já percebeu os reflexos proporcionado pela meditação e ioga. “Sempre estou convidando meus parentes a fazer as atividades e isso tem refletido no comportamento dentro de casa. Gosto muito e também acabo incentivando os amigos do meu bairro”, contou.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Confira mais fotos:

COMPARTILHAR