Início Educação Projeto “Sou cidadão, cuido da minha escola” leva mais educação e cidadania...

Projeto “Sou cidadão, cuido da minha escola” leva mais educação e cidadania para alunos do EMEF José do Prado Franco

123
0

Ninguém duvida do poder incentivador que  um ambiente escolar organizado e bem cuidado tem na promoção de uma educação de qualidade. Pensando dessa forma é que a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está desenvolvendo mais um projeto educacional no município, o “Sou cidadão, cuido da minha escola”.

As atividades, que têm foco educacional, recreativo e cultural, estão sendo desenvolvidas com estudantes do 6° ao 9° ano, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal José do Prado Franco, e tem como principal objetivo incentivar os estudantes a preservarem a unidade de ensino em que estão matriculados.

Na tarde desta segunda-feira, 09, os estudantes participaram de uma visita às novas instalações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto o centro de qualificação profissional e participar de uma palestra com representantes da Guarda Municipal de Socorro (GMS).

“Desde que assumimos a gestão da escola percebemos a necessidade dos alunos preservarem esse espaço que é deles, por isso, criamos o projeto. Ele faz parte do conjunto de atividades desenvolvidas pela Semed, através do Projeto “O lugar onde vivo”, e também está inserido no Projeto “João cidadão”, que é uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE).  Estamos desenvolvendo palestras, oficinas e atividades culturais, a fim de fazer com que os estudantes interajam e se conscientizem do seu papel, enquanto cidadãos, preservando aquilo que é patrimônio deles”, explica o coordenador da escola, Itallo Rangell.

Desde a última sexta-feira, 06, quando foi realizada  a Virada Cultural, diversas atividades estão sendo realizadas. “E durante toda esta semana daremos continuidade a esses eventos, através de palestras, oficinas e mutirões. Nosso intuito é fazer com que os alunos tomem consciência dos seus direitos e também dos deveres. Que se vejam como protagonista e preservem o ambiente escolar, pois isso só trará benefícios a eles mesmos e a qualidade da sua educação”, complementa o coordenador.

Para o estudante do 8° ano do ensino fundamental, Isaías Pereira Ramos, participar de iniciativas como essa é muito importante, pois reforça a consciência cidadã entre os participantes. “A escola é como a nossa casa. É nela onde passamos boa parte do nosso dia, onde aprendemos. Por esse motivo temos que fazer com que ele esteja preservado, limpo e bem cuidado, pra que a gente aprenda melhor, afinal é muito melhor estudar num ambiente confortável”, garante o jovem.

Para o palestrante e coordenador da Ronda Escolar  (Rondesc), Ednilson de Assis Correia, realizar essa palestra para os alunos é fundamental e também uma das atividades fins da Guarda Municipal, que foi criada para preservar o patrimônio público. “A GM existe para ser uma polícia cidadã, atuando próximo da comunidade, pois é dessa forma que prevenimos atos infracionais. Estamos aqui não para informar sobre as penalidades que podem ser aplicadas aos que praticam atos de vandalismo, mas sim para fazermos com que esses estudantes entendem a importância de cuidar do espaço que é deles, garantindo assim uma educação de qualidade”, afirma o GM Assis.

COMPARTILHAR