Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o desfile cívico estudantil realizado no domingo, 18, no conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação o desfile que teve como tema ‘Resgatando valores e cidadania através do meio ambiente’, contou com a participação de dez escolas das redes pública e privada da comunidade.
Presente ao evento, o prefeito Fábio Henrique acompanhou todo o desfile. Com ele, estavam o vice-prefeito Job Carvalho, o deputado federal Laércio Oliveira, a vereadora Terezinha Félix, secretários municipais, lideranças comunitárias, além de convidados.
“O desfile cívico foi muito organizado e bonito. Este é um momento de demonstração de civismo dos socorrenses que desfilaram na avenida e do público, que saiu de suas casas para manifestar o amor a pátria”, destacou o prefeito Fábio Henrique.
Satisfeito, o secretário de Educação, Wellington Mangueira, elogiou o trabalho das equipes técnicas – diretores, professores e coordenadores das escolas e da Secretaria -, na organização do desfile. "Mostramos através de temas como educação, lazer, cultura são importantes para os avanços que podem ser conquistados não só no Brasil como em Nossa Senhora do Socorro”, disse.
Para a vereadora Terezinha Félix, uma das incentivadoras do desfile no Parque dos Faróis, o evento além de ser um momento de alegria para os estudantes e para os pais, gera renda com o comércio espalhado no percurso do desfile. “Só tenho a agradecer à Prefeitura de Socorro, à Secretaria de Educação pela festa bonita que acabamos de assistir e pela satisfação de quem mora aqui”, disse.
O desfile reuniu cerca de 1.500 participantes, distribuídos em dez instituições de ensino. A cada ala uma abordagem diferenciada sobre desgaste do meio ambiente e seus recursos naturais, a exemplo dos rios e das matas. Além disso, os estudantes levaram para a avenida reflexões sobre a construção de valores através da família e homenagens aos profissionais de saúde e educação.
Trabalho conjunto
As Secretarias Municipais de Saúde e Transporte trabalharam durante o desfile. Esta última ficou responsável pelo deslocamento de estudantes e das bandas marciais de Aracaju que puxaram as escolas. Já a Saúde disponibilizou duas ambulâncias, que ficaram paradas nas avenidas paralelas ao desfile. Conforme o secretário de Saúde, Saulo Eloy, a medida preventiva foi para assegurar atendimento imediato no caso de algum acidente. “Também reforçamos nossa equipe na unidade de saúde, localizada na BR. Lá dispomos de equipes composta por todos os profissionais para dá os primeiros atendimentos”, afirmou.
Trânsito
Como acontece todos os anos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT/Socorro -, organizou o trânsito de veículos e o transporte coletivo, em função do desfile cívico de 7 de setembro. O trabalho realizado por 17 profissionais entre agentes de trânsito e pessoal administrativo. “Trabalhamos basicamente orientando o trafego de veículos, estacionamento ao longo das vias paralelas ao desfile, informou tenente Alexandre.
Segurança
Durante todo o desfile um efetivo de 30 policiais militares comandados pelo capitão Santos Júnior, comandante da 3ª Companhia, pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Sergipe, cuidou da segurança. O trabalho realizado em toda a extensão da avenida teve como objetivo garantir a ordem e a segurança dos participantes e do público que prestigiou o desfile cívico estudantil. A Polícia Militar auxiliou o trabalho dos agentes da Guarda Municipal de Socorro que patrulha as vias.