Na tarde desta sexta-feira, 11, aconteceu no Colégio Estadual Alfredo Montes, na sede de Nossa Senhora do Socorro, o primeiro encontro presencial do ano da turma do Programa 'Formação pela Escola', com o módulo Controle Social para Conselheiros. O programa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a Secretaria Municipal de Educação.
O público-alvo do curso são 40 representantes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), de Acompanhamento e Controle Social (CACS), Escolar (CE), Municipal de Educação (CEM), Estadual de Educação (CEE), visando capacitá-los em suas atribuições para o efetivo controle social dos recursos públicos destinados à educação.
O programa integra uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação. O objetivo é promover o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo FNDE.
A tutora do módulo, Geise da Paixão, falou sobre o assunto. "Eles vão aprender como o FNDE é composto, qual programas o fundo nacional de desenvolvimento de educação atende e conhecer mais sobre os conselhos de alimentação escolar e transporte escolar. Nessa turma se inscreveram 40 alunos, dentre eles, 9 são conselheiros municipais. O curso tem carga horária de 32h/aula a distância e 8h/aula presenciais", informou.
Para a presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Denise Moraes, nunca é tarde para aprender. "Informação nunca é demais, temos acesso a todas as informações possíveis, mas nem por isso devemos achar que é suficiente. Toda a população se bem, soubesse estaria fazendo esse módulo para conhecer mais os recursos e programas envolvidos pelo FNDE" disse.
A coordenadora da escola municipal Honorina Costa, Delma Abidias, que também está participando do curso, falou da expectativa. "Hoje estamos aqui para colher as informações necessárias de como usar o módulo para estudo em casa, já que só voltaremos a nos encontrar na aula presencial no final do curso, no mês de abril, então hoje vamos tirar todas as dúvidas. Temos o dever e de ficar informados de como é usado os recursos para depois não criticarmos sem conhecimento, seria ideal que toda comunidade também se informasse", comentou