Início Assistência Social Rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar de Socorro recebe capacitação

Profissionais da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar participaram, nesta terça-feira, 21, da “Iª Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”, uma iniciativa organizada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Estadual, que, em Socorro, aconteceu no auditório da Praça da Cultura “Cantor Rogério”, localizado em Marcos Freire I.

Com o objetivo de fortalecer a Rede de Proteção à Mulher, o evento contou com diálogos construtivos e partilha de informações essenciais sobre encaminhamento adequado de mulheres em situação de violência para os serviços de proteção disponíveis. Dentre as temáticas abordadas, destacou-se a explanação da diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado, sobre o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, uma ferramenta vital para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica.

A representante da SPM ressaltou também a importância do evento para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência. Ela destacou que a articulação entre os profissionais é fundamental para oferecer uma resposta efetiva e integral a essas mulheres, garantindo segurança e apoio necessários.

Para a coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Lorenna Bastos, ressaltou a importância de compartilhar conhecimentos e experiências para fortalecer a atuação da rede de proteção no município de Socorro, visando oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e acolhedor às mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar.

A secretária municipal de Assistência Social de Socorro, Aída Santana, enfatizou a relevância da parceria entre a Prefeitura de Socorro e a SPM na realização da capacitação. Ela ressaltou o compromisso da gestão municipal em promover ações e políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres, e destacou a importância de se capacitar os profissionais envolvidos para melhor atender às demandas dessa população vulnerável.