Iniciada nesta quarta-feira, 23, a jornada reúne diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro
Com a temática “Reflexões sobre o Currículo de Sergipe: implementação e ação na sala de aula”, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na manhã desta quarta-feira, 23, a I Jornada de Estudos, voltada para os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino do município. O evento, realizado no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, se estenderá até a próxima sexta-feira, 25.
O encontro coletivo de formação continuada objetiva aguçar a reflexão da equipe diretiva sobre as questões educacionais que serão relevantes para o ano letivo de 2019. E o tema para discussão foi escolhido visto que o Currículo de Sergipe, elaborado através da colaboração dos 75 municípios, direciona competências, princípios, direitos e objetivos do ensino para a Educação Infantil e Fundamental, de acordo com as especificidades culturais de cada local.
“Nós precisamos trabalhar na perspectiva de uma educação focada no planejamento estratégico, por isso nós fizemos o diagnóstico da rede, conseguimos levantar todas as dificuldades para que o ensino seja oferecido da melhor forma possível. Esse encontro acontece, justamente, para que tenhamos um momento em que possamos discutir essas questões pessoalmente, avaliar e passar outro diagnóstico”, declarou a secretária da Semed, Josevanda Franco.
Presente no encontro, o prefeito Padre Inaldo declarou que a perspectiva para este ano é manter a educação de Socorro exemplo para outros municípios sergipanos. “Reunimos nossos diretores e coordenadores para pedir a colaboração deles, em benefício do nosso povo, em especial aos nossos alunos. Nós queremos e vamos trabalhar de forma intensa para manter a educação de Socorro em primeiro, assim como foi avaliado pelo Sintese”, disse o gestor municipal.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Anália Vieira de Figueiredo, Clecian Reis, o encontro, que antecede a jornada pedagógica, é um momento oportuno para a troca de experiências e planejar ações pedagógicas para implementar o Currículo de Sergipe na sala de aula. “Essa iniciativa da Semed foi fantástica porque são nesses dias que podemos melhorar o dia a dia da sala de aula, verificar o que não está fluindo e trocar experiências com outros diretores e a equipe técnica. E uma das coisas que nos motiva a comparecer na jornada é a oportunidade que a Semed tem ouvir e aceitar nossas propostas”, disse.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes