Secretária Carminha participa do ato e pede sensibilidade para que recursos do Suas aos municípios não sejam cortados
Após o Governo Federal anunciar uma redução de mais de 95% no orçamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para o ano de 2018, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Socorro (SMAS) em conjunto com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE) e as demais Secretarias Municipais de Sergipe, realizaram uma mobilização, na manhã desta quinta-feira, 28, na Assembleia Legislativa.
O objetivo do ato, segundo a secretária da SMAS, Carminha, é lutar em defesa do SUAS para que a população tenha seus direitos garantidos. “Cortando esse orçamento, os serviços ofertados pela Assistência Social serão totalmente atingidos. Os serviços como Cras, Creas, Bolsa Família, por exemplo, dependem desses recursos. Com o corte, a pobreza voltará a crescer. Isso é um retrocesso que não podemos permitir. É por isso que a Assistência Social de todo o país parou hoje para reivindicar e nós, é claro, também estamos aqui lutando em prol dos socorrenses beneficiários do SUAS”, explica.
Segundo a representante do Fórum Estadual de Sergipe no Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Maria José Vasconcelos, a soma de todas as secretarias e instâncias é essencial para lutar em defesa do Suas. “Não podemos aceitar esse corte, porque será o fim do SUAS. Semana passada realizamos a mobilização na Câmara Federal chamando a atenção dos deputados federais para que esse orçamento possa ser modificado e o SUAS sobreviva. Hoje a ação está sendo feita aqui na Assembleia Legislativa de Sergipe, em conjunto com as secretarias e instâncias, para mostrar que nosso estado está também lutando contra esse corte absurdo no orçamento”, destaca.