No sincretismo religioso, o Dia da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é comemorado pelos adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana como o dia de Iemanjá. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), promoveu a tradicional lavagem das escadarias, seguida do cortejo à Prainha do Porto Grande, onde foi realizada oferendas à Iemanjá.
Prestigiando todas as atividades festivas que marcam esse dia, o prefeito Padre Inaldo afirmou que é preciso respeitar todo tipo de manifestação religiosa praticada no município. “Somos todos filhos do mesmo Deus, só temos formas diferentes de manifestar nosso amor por Ele. O Poder Público precisa acolher a todos e promover o respeito e a diversidade cultural e religiosa”, ressaltou.
Para a mãe Silvia de Oxum Opará, a abertura que o prefeito tem dado para as manifestações religiosas em Socorro, desde o início de sua gestão, mostra que ele pratica a cidadania e o respeito ao próximo. “A alegria é tamanha por está celebrando a mãe de todos os orixás, Iemanjá. Só temos a agradecer ao prefeito Padre Inaldo pelo grande respeito que ele tem com o povo do axé. É muito bom saber que temos o apoio dele para expressarmos nossa religião aqui no município”, agradeceu.
Ações da Saúde durante o evento
Após a lavagem das escadarias, os adeptos, simpatizantes e todo o público que acompanhava a tradicional manifestação religiosa seguiu em cortejo à Prainha de Porto Grande. Lá, um espaço foi montado pela Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com o doutor Almir Santana, para levar mais saúde e prevenção aos socorrenses.
“Disponibilizamos, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma Unidade Móvel na qual realizamos exames de AIDS e sífilis para os que estavam presentes no evento. Estou muito feliz, porque hoje estamos retomando a parceria que tínhamos com as religiões afro. Voltamos a ofertar esses serviços para as mães de santo e suas casas”, afirmou o coordenador estadual das IST/AIDS, doutor Almir Santana.
Por Isadora Pinho
Fotos: Antônio Carlos e Edilson Menezes
Confira a galeria de fotos: