A manhã desta quarta-feira, 28, foi destinada a capacitar os enfermeiros que atuam como responsáveis técnicos (RT’s) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Nossa Senhora do Socorro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) realizou um treinamento com o intuito de orientar os RT’s a respeito dos dimensionamentos e responsabilidades técnicas da enfermagem.
Durante a capacitação, um profissional de cada Unidade recebeu o treinamento, e será responsável por repassar as orientações para os demais colegas de trabalho. O objetivo principal é atualizar as informações, e assim, otimizar a assistência ofertada ao paciente, com base no Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), nas Normas e Rotinas dos Procedimentos de Enfermagem, no Regimento Interno Geral e na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Todos esses documentos já foram elaborados pela Atenção Básica do município e serão entregues às Unidades de Saúde.
A coordenadora da Atenção Básica, Thuany Monteiro, destaca a importância da capacitação. “Essa foi uma capacitação muito necessária para os profissionais do município. Eles que atuam diariamente na ponta e desenvolvem todos os serviços básicos para a população, conhecem mais a realidade e tudo que é necessário para otimizar a assistência. Por isso, foi fundamental o treinamento, pois dá uma orientação maior de como fazer os cálculos de dimensionamento e estar atento a todas as responsabilidades técnicas”, disse a coordenadora.
A fiscal do COREN, Patrícia Cavalcante, foi a responsável por ministrar a capacitação. Ela destaca que a assistência prestada pelo município é referência para os demais, destacando a importância do PEC e os bons índices do município. “Estamos em parceria com o município de Nossa Senhora do Socorro na intenção de construir os documentos necessários para fiscalização, e também, prestar esclarecimento aos profissionais quanto a uma assistência segura e ética dentro dos instrumentos legais que preconiza o sistema COREN e COFEN”, ressalta a fiscal.
A responsável técnica da UBS Heitor Dias Soares, Eliemary Dias, foi uma das enfermeiras que participou da capacitação. “Os temas abordados foram muito interessantes, pois através da capacitação recebemos todos os direcionamentos necessários. A parceria com o COREN é muito importante para nós profissionais, pois assim, sabemos que temos o apoio do Conselho, que vai além da fiscalização”, enfatiza a responsável técnica.