A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Controle, Regulação e Auditoria, acaba de implantar o sistema de cobrança eletrônica. O sistema tem como objetivo melhorar o fluxo de serviços e reduzir a margem de erros, relacionados aos procedimentos médicos, junto aos prestadores privados de serviços. Também dificulta a possibilidade de fraudes, após sua implantação a margem de erros nos serviços é zero.
O coordenador do serviço, o médico Aloísio Santos Silva explicou que faz a auditoria desses serviços com as redes credenciadas: pública e privada e viabiliza as solicitações em casos especiais. O setor é responsável pelo controle da demanda dos serviços de saúde em média complexidade, onde também é feita a regulação dos sistemas de referência.
O médico informou ainda que a atual gestão tem preocupação com a agilidade de exames de média complexidade que a capital não consegue atender. “O município está caminhando gradativamente, para sua independência nesse setor. Uma prova disso é a contratação de serviços em novas especialidades, a exemplo da oftalmologia e otorrinolaringologia, mantidos com recursos do município”, relatou Aloísio Silva.
A coordenadoria realiza ainda a emissão e autorização de internamentos hospitalares; faz a auditoria das contas do sistema e a marcações de exames em casos especiais.