Todo início de ano a preocupação da população de baixa renda é fazer o cadastramento do Bolsa Família. A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de da Assistência Social, realiza o cadastro, recadastramento, transferência e pendências de bloqueio durante todo o ano.
Segundo o coordenador do Cadastro Único, Carlos Kleber de Oliveira Belém, as senhas são distribuídas para atender todas as comunidades da cidade. “O serviço disponibilizado é feito de janeiro até dezembro. Portanto, o beneficiário pode comparecer nesse período onde fazemos a distribuição de senhas”, conta, acrescentando que não é preciso pressa, evitando a formação de tantas filas como aconteceram esses dias.
Após adquirir a senha, o cidadão realiza o agendamento da entrevista motivando o interesse em ser inserido nos programas. “É nesse momento que a pessoa preencha os dados, apresentando documentos e comprovando a renda familiar, que não deve ultrapassar R$ 140,00”, explana o coordenador, frisando que as informações devem estar corretas.
O cadastramento único disponibiliza ao beneficiário a opção na inclusão dos programas: cursos disponibilizados pela prefeitura, bolsa família, carteira do idoso, passe livre, minha casa minha vida, telefone popular, tarifa social de energia elétrica, aposentadoria para pessoa de baixa renda, programa cisternas e isenção de taxas de concursos públicos.
Portanto, para participar dos programas, o interessado deve ir até a sede da Secretaria de Assistência Social ou a Central do Cadastro Único (av. Coletora A, nº 584, no conjunto Marcos Freire I). “Lembrando que a cada dois anos o beneficiário deve fazer o recadastramento e, inclusive, a atualização do cadastro toda vez que mudar o endereço, renda, escola, morte, nascimento, por exemplo”, diz Carlos Kleber.