Uma viagem aos continentes, às culturas dos países, aos seus ritmos e suas danças. Esse foi o objetivo do espetáculo Apoteose Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, na noite de quarta, 1º. Com belas coreografias e dramatização teatral, o público pôde conhecer um pouco mais sobre alguns países e seus ritmos. Autoridades políticas, pais de alunos, familiares e amigos lotaram o teatro.
Cerca de 500 alunos da rede municipal de educação de Nossa Senhora do Socorro participaram do espetáculo, que foi dirigido pela professora Anúbia Melo e contou com 22 coreografias ensaiadas pelos professores Herval Lima, Miriam Souza, Nádia Francisco e Viviane Gonzaga. O show dos jovens foi iniciado com uma amostra do que o público veria durante a noite, com a junção de todas as danças. Uma encenação teatral formada pelos atores Danielson Barreto, Natiara Silva e Yasmim Castro, também abordou características dos países que foram temas de danças.
A noite foi ainda mais abrilhantada por depoimentos emocionados do secretário de Educação, Wellington Mangueira, e da secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes. “Tenho a certeza de que em nenhuma parte do Brasil a rede municipal de educação de um município produz um evento dessa natureza. Quero parabenizar aos nossos alunos, aos pais, professores, diretores e todos que fazem a educação municipal em Socorro”, disse Mangueira.
Sílvia Fontes agradeceu o empenho de todos os envolvidos na apresentação e ressaltou a importância da inclusão social. “É importante que as pessoas comecem a perceber que, por mais dificuldades que elas encontrem em suas vidas, tudo é possível quando a gente tem determinação, porque só esta força poderá transformar as nossas realidades. Vemos que essas crianças acreditam em seu potencial e que podem fazer o diferencial para a transformação social em suas vidas”, destacou.
A organizadora do evento, professora Anúbia Melo, enfatizou que o trabalho é feito para as crianças, as quais muito se empenharam para a realização do espetáculo. “Cada sorriso dessas crianças me dá força para produzir esse show, e é por eles que trabalhamos”, apontou.
Anúbia lembra que há muitas dificuldades para que tudo ocorra de acordo com o planejado, mas com a parceria da equipe de professores, alunos, pais, diretores de escolas e da administração municipal, através da Secretaria de Educação, é possível realizar um lindo trabalho.