O lançamento do livro será realizado nesta segunda-feira, 29, às 18h, no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda
Nesta segunda-feira, 29, no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, às 18h, acontecerá o lançamento do livro biográfico “Euvaldo Diniz: o arrojado”. Trata-se de mais uma produção da historiadora, professora e pesquisadora Josevanda Mendonça Franco.
A obra conta com uma linguagem clara, direta e facilmente compreensível. Para a autora, escrever a biografia foi uma tarefa desafiadora e inquietante. “Quando fui convidada para escrever a biografia de Euvaldo Diniz Gonçalves, confesso que pouco conhecia da vida desse político sergipano”, relembra a autora. “Ao emergir no trabalho de pesquisa para organizar esta produção biográfica, fui surpreendida pela riqueza de vida familiar, social e política observada pela ótica da história com o reconhecimento dos feitos”, complementa.
Segundo Josevanda Mendonça Franco, além do filho, irmão, tio afetuoso, marido apaixonado, pai amoroso e presente, amigo fiel, Euvaldo Diniz tem os méritos reconhecidos por conta da sua atividade política, por buscar a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos. “Apesar da curta passagem, deixou-nos um legado de coragem e ousadia, marcas registradas da inquieta personalidade”, revela.
Livro
O prefácio do livro foi produzido pelo jornalista, escritor e membro da Academia Sergipana de Letras, Luiz Eduardo Costa. Para ele, a obra percorre o drama, a esperança, o entusiasmo, as farsas, a música e a poesia, que singularizaram a década brasileira dos anos cinquenta.
“Este livro é uma nova e fascinante incursão da escritora Josevanda Mendonça Franco pelo cenário sergipano. Seus méritos mais se evidenciam ao percorrer a nossa História, escolhendo, digamos assim, para inspirar a narrativa, um mote que tanto pode ser uma instituição como, no caso, a figura humana de um biografado. E, a partir dele, com visão multidisciplinar, o que requer não só pesquisa, mas principalmente cultura. Elaborou o inventário preciso da comédia humana, que, enfim é o próprio fulcro da História”, reconhece Luiz Eduardo Costa, ao elogiar o estilo textual da autora.
Além do resgate histórico do local, é feito um relato da rotina das unidades escolares demostrando sua importância no panorama arquitetônico de Aracaju.
Perfil da autora
A autora atualmente é secretária de Educação do município de Nossa Senhora do Socorro e realiza atividades de curadoria de produção histórica no Museu da Gente Sergipana. A pesquisadora também integra a Academia Itabaianense de Letras. A educadora coordenou o Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Secretaria de Educação do Esporte e da Cultura no período de 2015 a 2018.
Josevanda Mendonça Franco é historiadora especialista em educação e direitos da criança e adolescente. Nascida em Itabaiana, iniciou a carreira profissional como professora de história e gestora escolar. Em 2012, esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. Na Seduc também integrou o grupo de trabalho do Sistema de Aviso Legal por Exploração e Violência contra a Criança e Adolescente (Salve).
Publicações
Nas horas vagas Josevanda Mendonça Franco se dedica às leituras e pesquisas sobre os temas relacionados à educação, história e cultura popular. A escritora já lançou as seguintes obras: A Política de Sergipe: um estudo de caso (1983); José Figueiredo: vida e história de um sergipano de coragem (2014); Banese: 50 anos na vida dos sergipanos (2014); Atheneu “Pedro II”: memória e restauro (2016) e Itabaiana de Minha Infância, com outros autores (2017).
Serviços
O quê: Lançamento do livro “Euvaldo Diniz: o arrojado”, da pesquisadora, professora e secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco;
Quando: Na próxima segunda-feira, 29, às 18h;
Onde: No Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.