Início Educação SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOCORRO ESCLARECE DÚVIDAS RELACIONADAS AO RETORNO DAS AULAS...

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOCORRO ESCLARECE DÚVIDAS RELACIONADAS AO RETORNO DAS AULAS DA REDE MUNICIPAL

665
0

A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, concedeu na manhã desta sexta-feira, 05, na sede da Prefeitura de Socorro, uma entrevista para esclarecer as principais dúvidas da população, relacionadas ao retorno das aulas. A transmissão foi promovida pela Secretaria de Comunicação do município.

No primeiro momento, questionada sobre as decisões tomadas para o retorno das aulas, a secretária explicou que a primeira ação realizada foi a construção do Protocolo de Boas Práticas, que serve de modelo para todas as 47 unidades escolares de Socorro. O manual foi elaborado para nortear não apenas os temas pedagógicos, mas também assuntos voltados a segurança sanitária, visto que, neste momento a escola não é somente um instrumento educacional.

Para manter a qualidade do ensino na rede municipal, os técnicos da Semed criaram os grupos de trabalhos com os professores que conseguiram se adequar as tecnologias. Dessa forma, foi possível produzir também os Cadernos de Atividades Complementares (CACs), uma vez que, atualmente os conteúdos são tratados como objetos do conhecimento, organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar.

Com relação ao retorno das aulas presenciais, a informação passada pela secretária é de que as escolas não retomarão as suas atividades da mesma maneira como foram fechadas (por conta da pandemia da covid-19). “Nós temos uma nova realidade e isso exige a preparação física dos ambientes educacionais. Acredito que reabriremos as unidades escolares, no momento em que tivermos uma condição de controle em relação as unidades de saúde, para que não haja um colapso.” ressalta.

O retorno presencial dos alunos ocorrerá seguindo a metodologia de bolha, onde cada sala comportará apenas 1/3 (um terço) da sua capacidade por dia, ou seja, será realizado um revezamento entre os alunos, alternando o ensino presencial com o on-line, além do suporte com os CACs. As equipes da Semed também estão atuando na prevenção e transformações necessárias (sinalização, distanciamento, aferição de temperatura, uso dos sanitizantes e álcool 70%) para receber os estudantes, porém, o retorno das aulas presenciais ainda é incerto, uma vez que estamos enfrentando um grande número de casos de covid-19 em todo o país.

A secretária Josevanda Mendonça Franco alertou a população que não existe a previsão de retorno para as classes da educação infantil 0, 1, e 2 das creches, visto que, os órgãos de vigilância sanitária não recomendam a permanência de crianças menores de três anos de idade em locais com interação de diversas pessoas. Além disso, existem três regras para que seja permitido frequentar a escola neste período: lavar as mãos, manter o distanciamento e usar a máscara.

Para garantir a segurança dos professores e estudantes, a Semed disponibilizará um Kit de Biossegurança contendo: duas máscaras, pasta para guardar o CACs, garrafa de água de uso individual e recipiente para armazenamento de sabão líquido. A secretária também informou que as unidades escolares estarão disponíveis aos estudantes que não possuem computador ou celular, para o acesso das videoaulas, sendo assim, será preciso agendar um horário e o aluno será supervisionado pela equipe pedagógica.

Na oportunidade, também foram relembrados os prazos da matrícula para o ano letivo de 2021, que será finalizada hoje, 05, para os novos alunos da rede municipal. A partir da próxima segunda-feira a equipe diretiva começa a analisar todos os pedidos e entrará em contato com os pais e/ou responsáveis para agendar a entrega dos documentos.

Por fim, a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, deixou bem claro que a secretaria está à disposição de toda a população. “Estamos nas nossas unidades e na secretaria à disposição de todos vocês. Nossas redes sociais estão ativas, se tiverem qualquer dúvida, por favor, entrem em contato. O mais importante desse trabalho é continuar ofertando uma educação de qualidade, sendo assim, contamos com a colaboração de todas as famílias socorrenses.” afirma.

COMPARTILHAR