Iniciativa faz parte do projeto “O lugar onde vivo”, que visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados à cidadania
A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará no município a primeira edição do concurso “Eu sou cidadão”, voltado às crianças e jovens socorrenses. A ação é parte integrante do Projeto Institucional “O lugar onde vivo: João Cidadão e Maria da Penha vão às escolas de Socorro”, desenvolvido pela SEMED, em parceria com o Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos da Mulher.
O concurso, que será realizado em duas fases, foi pensado com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados à cidadania, no contexto das ações desenvolvidas pelo projeto durante todo ano. Entre às atividades que devem ser desenvolvidas pelos concorrentes estão inseridas as modalidades de desenho, frase e redação, com foco no combate à violência contra a mulher, além de valores morais como paz, amor, respeito ao próximo, gratidão, direitos e deveres do cidadão, valorização do lugar onde se vive e respeito ao idoso.
Poderão participar do concurso todos os alunos da rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro, regularmente matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou nas modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Cada nível e modalidade da educação será inserido numa categoria, para garantir a concorrência igualitária entre os participantes. Ou seja, os da educação infantil (pré-escolar), realizarão trabalhos de desenho sobre esse tema, já os do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano e Correção de Fluxo) e Primeira fase da EJA, concorrerão na categoria frases. Por fim iremos inserir os estudantes matriculados no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e segunda fase da EJA, na categoria redação. Os alunos da educação especial também poderão participar, escolhendo qualquer uma das três categorias em que se sentirem mais confortáveis”, explica a diretora de educação do município, Andreza Silva Mattos.
Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, sendo os primeiros colocados contemplados com um tablet, um troféu e uma medalha, já os segundo e terceiro lugar, receberão um kit escolar e uma medalha.
Fases
O concurso “Eu sou cidadão” será realizado em duas etapas, a primeira delas será o Circuito Escolar, executado entre os dias 04 e 08 de dezembro, onde cada escola participante promoverá a realização dos trabalhos por seus alunos e selecionará apenas um trabalho por categoria. Já na segunda etapa, intitulada como Circuito Municipal, cada escola inscreverá os trabalhos selecionados na primeira etapa no circuito municipal, entre os dias 11 e 12 de dezembro, onde os trabalhos serão avaliados. O Resultado final será divulgado no próximo dia 15 de dezembro, através do site da Prefeitura e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação.