Na manhã desta terça-feira, dia 28, a Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro e Presidente da Undime Sergipe/Nordeste, Josevanda Mendonça Franco, participou da reunião “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Estado Comprometido com a Alfabetização” realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Educação, Camilo Santana, além de governadores, secretários estaduais e municipais de educação de todo o país.
A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso do governo federal e das administrações estaduais e municipais com a alfabetização das crianças brasileiras, discutindo estratégias e políticas públicas que garantam o direito à educação desde os primeiros anos escolares.
Dentre os participantes, estiveram presentes o Governador de Sergipe, Fabio Mitidieri, e o Vice-Governador e Secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral. A presença das lideranças sergipanas evidencia também o empenho do estado em integrar e fortalecer as iniciativas de alfabetização e educação infantil em alinhamento com o governo federal.
O Ministro Camilo Santana destacou a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) que tem desempenhado um papel crucial na promoção da alfabetização no Brasil, atuando como uma plataforma para a troca de experiências e boas práticas entre gestores educacionais. Em Sergipe, a Renalfa é representada pela Professora Fabiana Araujo, Diretora do Departamento de Gestão da Educação e da Aprendizagem da Semed/Socorro.
A Secretária Josevanda Franco ressalta que essa reunião é uma avaliação para que seja possível projetar o futuro em relação a alfabetização, sendo norteadora para o que precisa ser seguido e atendido. “Trabalhar a alfabetização significa pensar o futuro da educação. Essa é uma etapa decisiva e fundamental para as demais etapas. O investimento da alfabetização é muito significativo na perspectiva de construção de uma educação qualificada. Para Sergipe, foi muito importante a presença do Governador e do Secretário de Estado da Educação”, destaca.