Na manhã desta quarta-feira, dia 29, a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, participou do programa ‘Congresso em Pauta’ veiculado pela TV Alese (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe) apresentando os dados sobre as consequências da pandemia no sistema educacional e as ações que estão sendo implantadas para enfrentar os desafios ocasionados pela suspensão das atividades.
No primeiro momento a entrevista teve como foco, o tema relacionado aos investimentos realizados em 2020 e 2021 e as informações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, que isenta de responsabilidade gestores públicos pela não aplicação de percentuais mínimos de gastos em educação em 2020 e 2021, devido à pandemia.
Em Socorro, segundo a Secretária Josevanda Mendonça Franco, a aplicação dos recursos de 25% da receita de impostos, foi realizada. “Socorro possui Lei Municipal que rege a matéria e trata exatamente de uma gradação, na elevação do percentual a ser aplicado, então estamos atuando, neste momento, para atingir até o final do ano o índice de 28%. Conseguimos fazer o cumprimento da legislação em vigor, mas reconhecemos as dificuldades de outros municípios e a importância de se analisar a pauta, considerando a universalidade” destaca a Secretária.
Questionada sobre as dificuldades e desafios durante o período de pandemia, a Secretária afirmou que foi necessário se reinventar, devido ao baixo índice de alunos que tinham acesso à internet e equipamentos tecnológicos de qualidade. Dessa forma, foi preciso reconstruir o planejamento estratégico, que estava focado no movimento de alfabetização, e começar a atuar no ensino remoto para que os alunos não fossem prejudicados devido à falta de acesso às tecnologias.
Além da Secretária, a entrevista também contou com a participação da Senadora Soraya Thronicke, relatora da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 13/2021 e a presença do Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Heleno Araújo.