Durante toda essa semana, diretores, coordenadores, secretários e auxiliares administrativos da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro participarão da II Formação em Legislação Educacional e Escrituração Escolar promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso visa a garantir o acesso a conhecimentos técnicos e práticos nas atividades da organização escolar como atendimento, expediente, documentação e registro.
“Encontramos desde o ano passado, uma série de problemas que eram rotineiros acerca das documentações e registros dos alunos e ex-alunos, por exemplo. Houve casos de estudantes que tiveram problemas no reconhecimento da sua vida escolar devido às irregularidades que encontramos. Um deles, inclusive, passou em um concurso e quase não conseguia o cargo, porque parte da documentação dele estava irregular. Vendo essas problemáticas, resolvemos investir nessas formações para corrigir as falhas. Durante a semana, teremos uma vasta programação composta por partes teórica e prática para que todos saiam daqui com uma formação completa”, ressaltou a secretária da Semed, Marieta Barbosa.
Segundo a coordenadora da Inspeção Escolar da Semed, Sueli Dantas, é necessário orientar os profissionais da educação antes mesmo de fiscalizar a rotina das escolas. “A Inspeção Escolar é um órgão regulador que legitima a vida escolar do aluno. Quando encontramos alguma irregularidade na unidade escolar nós orientamos e instruímos, antes mesmo de fiscalizar de fato. Por isso estamos realizando esse curso para primeiramente passar conhecimento aos profissionais e depois acompanhar os trabalhos, fiscalizando e garantindo que tudo seja feito dentro do que é previsto”.
Um dos palestrantes do curso, o assessor do Conselho Estadual da Educação, professor Hudson Veiga, explica a importância da aplicabilidade das normativas do sistema municipal nas escolas. “Precisamos conscientizar os profissionais acerca da importância da emissão dos atos. Há uma necessidade de um acolhimento maior em relação aos atos vigentes das escolas até o preenchimento dos históricos escolares, os quais se tiverem um erro na matriz, toda a sequência terá problema. Um aluno pode chegar até numa universidade e não ter seu histórico válido. Por isso nosso objetivo é transmitir conhecimento sobre legislação com foco no dia a dia da equipe gestora”, explicou.
A segunda palestra do dia foi ministrada pela diretora da Inspeção Escolar do Estado, professora Eliana Borges, que apresentou o histórico da Inspeção Escolar e o que foi modificado ao longo do tempo. “Além disso, mostrei também a importância desse Órgão, que é de ajudar o sistema a funcionar melhor. A fiscalização, na verdade, é para auxiliar o funcionamento das escolas e não uma forma de punir, como muitas vezes é vista”, destacou.
Quem aprovou a formação foi a diretora do Jardim de Infância Pequena Fada, Ana Paula Pequeno. “É sempre importante passar por formações, porque nos atualizamos e temos base na legislação para trabalhar de forma correta. Esses cursos sempre nos auxiliam nos trabalhos diários, porque todos os profissionais terão um conhecimento maior acerca dos seus respectivos trabalhos”, afirmou.
Por: Isadora Pinho
Fotos: Edilson Menezes