A Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca realizou na última quarta-feira, 22, uma reunião com agricultores do povoado Quissamã para apresentar os kits do Programa Agroecológico de Integração Sustentável – Pais – que serão entregues pelo prefeito Fábio Henrique, em data a ser definida.
De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente, Carlos Valério Lafaiete, os kits são compostos de caixa d'água de 5000 litros, telhado de galinheiro, sombrite para a produção de mudas, carrinho de mão, sementes de hortaliças, galinhas caipira e sementes para a produção de ração para estas aves.
Lafaiete informou ainda que o projeto funcionará em regime de comodato, ou seja, o agricultor terá que produzir os alimentos de forma orgânica e não poderá, em hipótese alguma, vender ou repassar os itens dos Kits para terceiros.
"Após a distribuição dos kits, as famílias cadastradas vão iniciar a produção de hortaliças de forma agroecológica abandonando a forma de produção convencional, que permitia o uso de agrotóxicos. Substituiremos inseticidas e produtos químicos por adubos que não agridem a saúde humana. Além de incentivarmos estas pessoas a ter uma alimentação saudável, ainda destinaremos o excedente para a merenda escolar do município, gerando uma renda para elas", explicou Valério.
Participaram do encontro o secretário municipal da Juventude, Elmo Paixão, o biólogo da secretaria municipal da Agricultura, Samir Felipe e uma representante do Sebrae.