Início Saúde Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro recebe visita do Ministério...

Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro recebe visita do Ministério da Saúde para certificação da eliminação ou selo de boas práticas para HIV

Entre os dias 3 e 5 de julho, o município de Nossa Senhora do Socorro recebeu a visita de representantes do Ministério da Saúde que analisaram os índices e fizeram relatórios dos pontos focais, que serão avaliados para certificação da eliminação ou selo de boas práticas para HIV. Nove equipamentos do município foram visitados, sendo eles: Secretaria Municipal de Saúde, Laboratório Municipal, Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência de Assistência Social Profª Maria Luiza Dantas, Centro de Testagem e Aconselhamento, Centro de Referência LGBTQIAPN+, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Vital. Além desses, o Hospital Regional José Franco Sobrinho, administrado pelo Governo do Estado e localizado no município, também foi visitado.

Esta visita teve o objetivo principal de avaliar e confirmar os índices relatados pelo município da baixa taxa de transmissão vertical, que consiste na passagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da mãe para o bebê, durante a gestação ou trabalho de parto. Devido ao acompanhamento eficaz e pré-natal ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, foi possível reduzir o número de transmissão vertical, e devido a essa redução, o município será avaliado para receber o selo do Ministério da Saúde.

O secretário da Saúde, Enock Ribeiro, destaca a importância da redução do índice de transmissão vertical e da visita do Ministério da Saúde. “A equipe de Saúde do município de Nossa Senhora do Socorro está sempre empenhada em prevenir casos de transmissão das IST’s, principalmente, quando falamos em transmissão vertical. Com a dedicação de todos, conseguimos reduzir os casos de transmissão vertical, e o resultado disso é a visita do Ministério da Saúde. Torcemos pela validação e recebimento do selo. O trabalho de prevenção e orientação continua”, disse o secretário.

Membro da Coordenação Geral de Vigilância das IST’s do Ministério da Saúde, Nadja Machado, explica como acontece a certificação do Ministério da Saúde. “Quando o município alcança alguns indicadores sobre a sífilis, o HIV e as hepatites virais que se enquadram no parâmetro nacional do processo de certificação, ele pode solicitar ao Ministério da Saúde a certificação. O Ministério valida o relatório de solicitação, estando de acordo com os parâmetros, é feita a visita no território, com a checagem dos dados e das informações da rede. Após isso, a equipe responsável pela visita leva essas informações para avaliação da Comissão Nacional de Validação, que vai julgar procedente ou não a certificação do município. Se o município de Nossa Senhora do Socorro se enquadrar aos indicadores, receberá o certificado”, enfatiza Nadja Machado.