Na noite dessa quinta-feira, 3, foi realizada, no auditório do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a cerimônia de abertura do 8° Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O momento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A cantora sergipana, Amorosa, também contribuiu e abrilhantou o evento com a interpretação lírica do Hino Nacional.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro está participando efetivamente do 8° Congresso. Além da abertura, mais de 50 profissionais da Rede Municipal de Saúde de Socorro estão inscritos nos três dias do Congresso, que inclui a participação nas palestras e na tradicional Feira Aqui Tem SUS, com exposições artísticas, culturais e gastronômicas das regiões Norte-Nordeste.
O objetivo principal é incentivar a troca de experiência e possibilitar o contato direto com profissionais e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) das diversas localidades das regiões Norte-Nordeste. “Estamos juntos para trocar experiências, temos vários temas importantíssimos, como o fortalecimento da Atenção Básicas. Graças a Deus foram inscritas 3.350 pessoas para o Congresso, que vai sair deliberações que vão ajudar o SUS futuramente”, disse o secretário de saúde e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe, Enock Ribeiro.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca os avanços do SUS e cita a pandemia como exemplo. “É através de políticas públicas, feitas com responsabilidade, baseadas em critérios técnicos, que vamos mudar a vida do povo brasileiro. Durante a pandemia da Covid-19, nós conseguimos controlar a emergência de saúde pública, de importância nacional e internacional, com políticas públicas eficientes e hoje com certeza o Sistema Único de Saúde é mais forte e resiliente”, ressalta o ministro.
O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, esteve presente na solenidade e aproveitou o momento para recepcionar todos os secretários e trabalhadores do SUS. Ele também enfatizou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro.
A coordenadora do Laboratório Municipal de Socorro, Aline Marinho, destaca a importância do Congresso para a rotina de trabalho. “O Congresso é muito importante, pois estimula o network, a gente tem contato com outras pessoas, de estados diferentes, entende a epidemiologia e conhece o que está acontecendo em outras localidades. É muito bom ouvir profissionais de diversas áreas, para gente poder entender e trazer outros tipos de ações, inspiradas em outros estados”, disse a biomédica.
A diretora da Assistência a Saúde do município de Itagibá, na Bahia, veio para o Estado de Sergipe para participar do Congresso. “Eu, enquanto trabalhadora do sistema de saúde, vejo o congresso como uma oportunidade única, de mais uma vez poder compartilhar e aprender sobre o SUS, um sistema complexo, mas necessário para a comunidade brasileira. Após o Congresso, eu volto para Bahia com o fortalecimento do SUS, em relação aos debates que estão sendo realizados aqui”, enfatiza a diretora.