Na manhã desta terça-feira, 17, aconteceu a Segunda Etapa da Avaliação Integrada dos Indicadores de Pacto Pela Vida regional Nossa Senhora do Socorro. O encontro ocorreu na Faculdade Estácio de Sergipe, onde participaram os coordenadores municipais da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária dos municípios que englobam a regional Socorro.
Santo Amaro das brotas, Maruim, General Maynard, Cumbe, Japaratuba, Siriri, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Capela e Carmópolis. O objetivo é reavaliar 40 indicadores dos anos 2010 e 2011 estabelecidos pelo Ministério da Saúde e já pactuados anteriormente com os municípios. “Todos os anos a Secretaria Estadual de Saúde juntamente com os municípios faz um pacto pela saúde, e hoje estamos aqui para ver se as metas foram atingidas e quais metas traçar para o próximo ano”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Nossa Senhora do Socorro, Clauderci Dantas.
A assessora técnica da Atenção Básica em Socorro, Ionara Santa Rosa, destacou a importância do evento. “Através de avaliação de dados poderemos ver o desenvolvimento e o trabalho do nosso município, saber o que melhoramos e onde precisamos melhorar. O que queremos sempre é tentar melhorar a qualidade da saúde de nosso município”, destacou.
“Hoje estamos revendo nossos indicadores de acordo com as metas estabelecidas em 2010. As ações voltadas para o combate de várias doenças, como tuberculose, AIDS e hanseníase. E depois de saber quais metas alcançamos e quais as metas para esse ano precisamos expor para as equipes para que elas tenham um norte e saibam como desenvolver o trabalho deles”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maysa Vieira.