Para celebrar o Dia Mundial Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro realizou na manhã desta quinta-feira, 24, no restaurante popular Frei Miguel, localizado no conjunto João Alves, atividades educativas de prevenção e conscientização da população sobre a doença. A tuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas que mais mata no Brasil.
A responsável interina pelo controle de tuberculose em Socorro, Jurdivan Souza, informou o motivo de ter escolhido o restaurante para realizar essa iniciativa. “Hoje é o dia de combate à tuberculose, então nós que fazemos parte da Secretaria de Saúde, escolhemos este local para fazer a ação, porque nele circula uma grande quantidade de pessoas. Temos a obrigação de informar e conscientizá-las sobre os sintomas e sinais. Também orientamos como se transmite e sobre o tratamento, que por sinal é gratuito, e pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde”, esclareceu.
O cobrador de ônibus, Evangelino Moreira, de 47 anos de idade, aprovou a iniciativa e agradeceu os esclarecimentos. “A secretaria está de parabéns. É de grande relevância as informações que estão sendo passadas aqui nesse dia. Pelo que deu para perceber, a prefeitura está realmente engajada nesse processo de conscientização e de orientação às pessoas”, destacou.
Na ocasião, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) aproveitou para também fazer panfletagem. Segundo a coordenadora do órgão, Elizângela Góes, a tuberculose é a principal causa de morte de pacientes soropositivos. “Aproveitamos o Dia de Combate à Tuberculose para orientar a população de que caso tenham tuberculose, também façam o teste de HIV, porque a doença é uma oportunista e é a principal causa de morte de pacientes soropositivos”, informou.
O que é a tuberculose – É uma doença infecto-contagiosa causada pelo “Bacilo de Kock” que tem preferência pelo seu pulmão e torna grave se a pessoa não se cuidar. A bactéria espalha-se pelo ar quando é eliminada através da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras de tuberculose, e que não estão em tratamento. Conviver em ambiente fechado com pessoas portadoras da doença favorece a contaminação
Sintomas – Quando ver alguém com tosse seca e contínua e/ou tosse com catarro (podendo surgir pus ou sangue); febre baixa (geralmente no final da tarde); suores noturnos; perda de apetite; fraqueza, cansaço e prostração; perda de peso; escarro por mais de três semanas; com dor no peito e cansaço; Dificuldade para respirar e dor no peito.