Na manhã desta quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Socorro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e demais equipes de saúde do município participaram do 4° Comando de Saúde, realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com outras instituições. A ação foi realizada no Posto Petrox, no Km 92, da BR 101, em Socorro.
Foram oferecidos exames para conferir taxas de glicemia, colesterol, audiometria, pressão arterial, além de testes de acuidade visual, força e teste rápido de diagnóstico de HIV, com entrega de resultado em apenas 20 minutos. Houve também a presença de fisioterapeuta, nutricionista e psicólogos que em parceria com a Universidade Tiradentes orientaram os motoristas para uma melhor qualidade de vida.
O responsável pelo Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde do Estado, Almir Santana, informou que apesar da rapidez no resultado, o teste é confiável. “Temos a comprovação do Ministério da Saúde, a eficácia do resultado é de 99,8 % de acerto”, disse. A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Socorro, Elisângela Andrade, falou sobre a participação do município no evento. “Socorro está participando com teste rápido de diagnóstico do HIV e com vacinas preventivas contra a febre amarela, tétano e hepatite B”, disse.
De acordo com o chefe do núcleo de comunicação da PRF, Flávio Vasconcelos, a ação é voltada para motoristas profissionais e tem como objetivo identificar possíveis doenças que possam interferir na atividade profissional. “Aqui são praticadas ações preventivas que servem exatamente para inibir o que a gente percebe nas rodovias federais, que é o descuido com a saúde dos caminhoneiros, devido à carga horária excessiva de trabalho”, ressaltou.
O caminhoneiro, Pedro Cândido, de 49 anos de idade, falou da importância do evento. “É de grande importância, porque muitos, assim como eu, não têm tempo para fazer exames e cuidar da saúde e aqui estamos fazendo exames de glicemia, verificando pressão e ainda temos atendimento psicológico. Espero que existam sempre ações como essa”, declarou.