Início Agricultura Secretaria Municipal de Agricultura renova parceria com Federação Apícola de Sergipe e...

Secretaria Municipal de Agricultura renova parceria com Federação Apícola de Sergipe e Corpo de Bombeiros para combater ocorrências com abelhas em Nossa Senhora do Socorro

210
0

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), com a Federação Apícola de Sergipe (Fapise) e o Corpo de Bombeiros, está garantindo a captura dos enxames de abelhas que migram para o município e oferecem risco à população. O trabalho conjunto tem como principal objetivo a prevenção dos ataques de abelhas, que possam ocorrer contra os socorrenses, bem como evitar o extermínio desses enxames, visto que, após capturadas as abelhas são realocadas em destino apropriado, junto aos apicultores.

O Tenente do Corpo de Bombeiros de Sergipe, José Luiz dos Santos Filho (Tenente Filho), explica que o projeto SOS Abelhas usa as chamadas “caixas iscas” – um método passivo em que apicultores atraem enxames e os alojam no interior de caixas previamente preparadas e instaladas em locais estratégicos, para capturar as abelhas e garantir a preservação das espécies.

“Agora em 2020, nós tivemos a alegria de continuar o projeto, ampliando as parcerias, públicas e privadas, podendo chegar a mais localidades. Agora com 22 instituições parceiras, sendo uma delas a Prefeitura de Socorro que tem dado um grande apoio, através da Secretaria de Agricultura, faremos ainda mais, tendo em vista, o grande número de ocorrências com abelhas que temos registrado no município, atendidas pela unidade do Corpo de Bombeiros da cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário da (SMAP), David Fernandes, essa parceria já rendeu bons frutos. “Nós conseguimos 26 caixas iscas que estão sendo espalhadas em todo município, principalmente na zona rural, com o objetivo de fazer o recolhimento dos enxames e evitar que eles se alojem nas casas das pessoas, ou em locais de grande circulação, especialmente nesse período que compreende os meses de dezembro a março. Essa parceria ocorre desde 2019 e agora nós renovamos com ampliação para zona rural, onde posteriormente pretendemos realizar cursos nesse segmento para fortalecer ainda mais a apicultura em Nossa Senhora do Socorro”, pontuou.

COMPARTILHAR