Início Educação Secretaria Municipal de Educação de Socorro participa da mobilização para reduzir a...

Secretaria Municipal de Educação de Socorro participa da mobilização para reduzir a evasão escolar

80
0

Com o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, a Secretaria Municipal de Educação de Socorro (Semed) participa no período de 08 a 18 de março, da Semana da Mobilização da Busca Ativa Escolar.

A ação reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma, oferecida de forma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. O sistema é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Devido a pandemia da covid-19, a atenção precisa ser redobrada este ano, uma vez que, as aulas presenciais foram suspensas e os estudantes estão enfrentando as adversidades do ensino remoto. A coordenadora do Busca Ativa na Semed em Socorro, Maria Ilda, afirma que é preciso que exista uma mobilização com toda a comunidade escolar para garantir o direito à educação das crianças e adolescentes. “A nossa iniciativa é sensibilizar a sociedade para que aproveitemos esse momento de matrícula para realizar a Busca Ativa Escolar em Socorro. Mesmo enfrentando um momento difícil, por conta da pandemia, as crianças precisam retornar as atividades educacionais, mesmo que a escola esteja funcionando em outro formato, agora de forma remota.” ressalta.

Trazer os estudantes que abandonaram os estudos, de volta às aulas, é sempre um desafio enfrentado pelas instituições. Por esse motivo, toda a rede pública de ensino se mobiliza para que o acesso seja garantido. “O direito à educação é indiscutível, inquestionável e reconhecido no ordenamento jurídico nacional como subjetivo. Por isso, é dever do poder público assegurar a todas as crianças e adolescentes o acesso, a permanência e o sucesso educacional.”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco.

Caso algum cidadão de Nossa Senhora do Socorro conheça alguma criança ou adolescente que está fora da escola, deverá comunicar a Secretaria Municipal de Educação através do número (79) 3279-1496, para que seja garantido o direito à educação.

Abaixo segue a programação da Semana da Mobilização da Busca Ativa Escolar da rede municipal de Socorro:

09/03 – Terça-feira: Dia D do Busca Ativa na escola para a identificação dos alunos que não estão participando das atividades remotas.

10/03 – Quarta-feira: Ações de chamamento aos alunos ausentes das atividades.

11/03 – Quinta-feira: Divulgação de vídeos de gestores e professores sobre o movimento “Fora da Escola Não pode!”.

15/05 – Segunda-feira: Balanço das atividades anteriores e tomadas de novas decisões para o Busca Ativa Escolar.

18/03 – Quinta-feira: Encontro Estadual Intersetorial de Mobilização da Busca Ativa (Formato remoto).

COMPARTILHAR