A Creche Mariana Moura Martins Sousa foi o local escolhido para dar início às atividades que acontecem durante todo o mês
Pensado desde janeiro, a partir de uma ação do projeto institucional “O Lugar Onde Vivo”, lançado ano passado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” chega às escolas da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro com o objetivo de levar às salas de aulas, por meio de atividades lúdicas, histórias da cidade, seu surgimento e origem do seu nome, retratando a identidade cultural e o contexto econômico do município.
O projeto teve seu lançamento na manhã de hoje, terça-feira, 10, na Creche Mariana Moura Martins Sousa e segue até o final do ano, com visitas em 32 escolas da rede municipal que atendem também os estudantes da pré-escola, passando pela Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para a secretária municipal de Educação, Marieta Barbosa, a ação é mais um projeto inovador que vai ser beneficiar toda rede, assim como o projeto musical do “Berço ao Tom”, também iniciado da Creche Mariana e levado às demais creches. “A gente acredita que potencializando essas ações na educação infantil, elas têm um efeito permanente para as crianças, porque ela está no começo do seu processo pedagógico e cognitivo, e isso certamente vai interferir na vida escolar delas”, disse.
De acordo com a diretora de educação da Semed, Andreza Mattos, houve uma preocupação de toda equipe em criar um formato diferenciado do projeto, que vai de acordo com público. Além disso, cada escola receberá duas visitas da equipe, quando serão desenvolvidos os trabalhos.
“Inicialmente serão feitas duas visitas por escola, a primeira de apresentação e quando o projeto sair da escola vai ser deixado um guia, uma espécie de manual de orientações e sugestões de atividades para que os professores continuem desenvolvendo a contação de histórias de forma lúdica com uma proposta educativa. Num segundo momento, que seria o retorno, vai haver uma interação entre as apresentações do projeto e do material que foi confeccionado pelos alunos e os professores. Cada escola é que vai adotar a forma mais adequada para desenvolver o projeto, podendo trabalhar com a dramatização, musicalização, exposição dos materiais que eles forem confeccionando. Vai depender da criatividade dos professores e da adequação do público”, explicou a diretora.
As atividades de contação giram em torno do personagem ‘Siri Bocão’, criado para representar toda narrativa das histórias, que serão baseadas na lenda da cidade, de como surgiu a santa padroeira e várias outras histórias do imaginário infantil. A equipe é formada por Fátima Colares, Júlia Caianara e Márzio Cardoso, uma contadora de histórias, uma oficineira de circo e um músico, que irão desenvolver as atividades contação de história e literatura, através de brincadeiras e interações com as crianças.
Por: Fernanda Bittencourt
Fotos: Edilson Simões