Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização e Controle ao Aedes Aegypti, celebrado neste sábado, 14, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou durante toda a semana ações educativas destinadas à população em geral. O objetivo principal foi conscientizar e ressaltar as formas de prevenção às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, a exemplo da dengue, zika e chikungunya.
A mobilização foi realizada por todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que realizaram ações de prevenção em saúde e distribuição de panfletos educativos. Além disso, a Coordenação de Endemias também foi às ruas e abordou as pessoas com a entrega de panfletos e informações com atos de prevenção que podem ser adotados dentro de casa, com cada um fazendo a sua parte, e no coletivo, com a somação de esforços de toda a comunidade para eliminar o mosquito.
O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, destaca a importância das ações. “Somamos o trabalho da Atenção Básica ao da Coordenação de Endemias, para obter um maior êxito e alcançar o máximo de pessoas possível. As ações de educação em saúde são fundamentais para repassar de forma clara e objetiva para a população, as formas de prevenção e como cada um pode ajudar. O mosquito Aedes Aegypti se propaga com muita facilidade, por isso, precisamos intensificar as formas de prevenção e não deixar que ele faça mais vítimas”, disse o secretário.
A dona de casa, Selma Ferreira, ressalta que o material impresso irá auxiliar a identificar como ela pode contribuir com o combate ao mosquito. “Nós já sabemos algumas formas básicas de combater o mosquito, como não deixar água parada, que é a principal. Mas, esse folheto que recebemos hoje é mais completo, e nos faz lembrar atitudes simples que podem ser feitas facilmente no dia a dia”, enfatiza a dona de casa.