A catarata e o pterígio são doenças oculares que afetam diretamente a vida dos portadores. Atividades básicas, que são facilmente desenvolvidas no dia a dia, como: ler, dirigir e andar, se tornam impossíveis de serem realizadas, devido ao comprometimento da visão, causado pelo desenvolvimento dessas doenças. Com o objetivo de dar celeridade às cirurgias de catarata e pterígio e otimizar a qualidade de vida dos pacientes que estão na fila de espera no sistema, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado, realizou, neste sábado, 16, o 2º mutirão de triagem para cirurgias.
O mutirão foi realizado na Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena Barbosa de Melo, localizada no Marcos Freire I, e atendeu mais de 200 pacientes. Desses, mais de 100 são moradores do município de Nossa Senhora do Socorro. O mutirão faz parte do Programa Enxerga Sergipe e o processo funcionou da seguinte maneira: os paciente passaram pela triagem; fizeram os exames de Pressão Intraocular (PIO), Acuidade Visual e Ceratometria; realizaram a consulta médica; e apresentaram o resultado dos exames que já haviam sido realizados. Com tudo dentro das exigências necessárias, o paciente já saiu da Unidade com a data da cirurgia agendada.
O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, acompanhou o mutirão e destacou a honra em contribuir com um programa tão importante do Governo do Estado, que é o Enxerga Sergipe. Ele enfatiza que a saúde da população é uma prioridade, e que o município de Nossa Senhora do Socorro estará sempre à disposição para beneficiar a população e otimizar a qualidade de vida.
Além do município de Nossa Senhora do Socorro, o mutirão também atendeu os pacientes das seguintes cidades: Capela, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, Siriri, Pirambu, Japaratuba e Barra dos Coqueiros. O secretário de Saúde, Enock Ribeiro destaca a importância do 2º mutirão e de atender os pacientes das demais cidades. “Com a parceria do Governo do Estado, estamos conseguindo adiantar a fila de espera das pessoas que estavam aguardando para realizar as cirurgias de catarata e pterígio. É uma grande felicidade ver a realização das pessoas que já conseguiram operar um olho e a esperança daquelas que estão com a data marcada para realizar a cirurgia. Abrimos as portas do município de Nossa Senhora do Socorro e estamos à disposição para somar e atender as pessoas, tanto as que moram em Socorro quanto as de outras localidades”, disse o secretário.
Dona Marizelia da Silva é moradora da Sede do município. No primeiro mutirão realizado em novembro de 2023, ela operou o olho direto. Neste mutirão, retornou para operar o olho esquerdo. “Meu olho direito está ótimo, graças a Deus, estou vendo bem, antes não enxergava nada. Agora vou fazer o olho esquerdo, estou bem feliz, porque minha vida vai voltar à normalidade, vou conseguir fazer tudo, porque minha visão não será mais turva”, destaca Marizelia da Silva.