Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Saúde...

Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Secretaria de Estado da Saúde instala 40 armadilhas de combate à dengue no município de Socorro

21
0

Na manhã desta quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou 40 ovitrampas, armadilhas que simulam um vaso de planta, e contém água e um líquido atrativo para as fêmeas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Dessas 40 ovitrampas, 20 foram instaladas na Taiçoca de Fora e 20 no Albano Franco. Estas localidades foram selecionadas com o objetivo de abranger a área rural e urbana, além de serem ambientes propícios para disseminação do mosquito, por conta dos viveiros, terrenos baldios e canais.

As armadilhas serão recolhidas oito dias após a instalação e o material recolhido será enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN), para que seja avaliada a quantidade de ovos depositados pelos mosquitos e se são negativos ou positivos para o Aedes Aegypti.

O coordenador das Endemias do município de Socorro, Maiko Lopes, destaca quais serão os próximos passos após o recebimento dos dados, diante da análise do material recolhido. “De acordo com os resultados enviados pelo LACEN, vamos fazer um trabalho mais específico, a partir do contato com os moradores e do trabalho de campo a campo, para poder identificar os locais específicos dos criadouros, e assim, combater com mais eficácia”, enfatiza o coordenador.

O técnico de laboratório do Estado, Rondon Cardoso, acompanhou a instalação das ovitrampas. Ele destaca a importância da parceria entre o Estado e o município, e ressalta que a população socorrense está cooperando com o trabalho, o que é bastante positivo. “Esse trabalho em parceria com o município é uma forma de contribuir para analisar o índice de infestação. Com as ovitrampas é possível identificar qual é a espécie do Aedes Aegypti que está circulando em cada município. Após a análise, passaremos todas as informações para o município, que irá fazer o trabalho com mais precisão. A população local foi bastante receptiva e colaborou com o trabalho de combate à dengue”, destaca o técnico.

Seu José Antônio dos Santos é morador da Taiçoca de Fora e contribuiu com o trabalho de combate à dengue. Ele recebeu a equipe de Endemias do município e permitiu que uma ovitrampa fosse instalada na área externa da sua residência. “Gostei muito da visita dos agentes e achei muito boa a iniciativa, pois a dengue está circulando e nós precisamos de orientações e dessa força que os agentes estão nos dando. Estou muito satisfeito e ficarei aguardando a equipe retornar para retirar a armadilha”, disse Seu José Antônio.

COMPARTILHAR