A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), oferta aos estudantes do curso de Odontologia o estágio curricular, por meio da assinatura do termo de cooperação. O estágio tem duração de quatro meses e conta com o acompanhamento do odontólogo do município e do coordenador de estágio da UFS. Através dos estágios, os alunos vivenciam a prática diária de atendimentos e procedimentos básicos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como: restauração, remoção de tártaro, extração, entre outros.
Neste mês de março, uma turma de alunos encerrou o estágio que iniciou em novembro de 2023. Eles tiveram a experiência de estagiar em duas UBS de grande fluxo do município: a UBS Eduardo Vital, localizada no Bairro Jardim, e a UBS José de Carvalho Peixoto, no Neuzice Barreto. Para encerrar o ciclo de aprendizagem, foi realizada uma reunião de monitoramento e avaliação para analisar o rendimento dos alunos e ouvir sugestões, para assim, otimizar os próximos estágios.
A coordenadora da Saúde Bucal do município, Heloisa Gois, afirma a importância da parceria entre o município e a UFS. “A integração ensino, serviço, comunidade é uma das diretrizes para formação em saúde no Brasil, preparando profissionais com maturidade suficiente para atuarem no Sistema Único de Saúde, capaz de compreenderem as normas e os trâmites da administração pública, de enfrentarem as adversidades de uma forma real e não romantizada e de colocarem em prática todas as possibilidades de trabalho em prol do nosso paciente”, disse a coordenadora.
O professor e coordenador de estágio da UFS, Cleverson Luciano Trento, destaca a importância do estágio para o aprendizado dos alunos. “O estágio na Odontologia proporciona a formação de um cirurgião-dentista generalista e mais humanista com visão mais crítica e reflexiva capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, sempre pautado nos princípios éticos e voltado à transformação da realidade em benefícios à sociedade. O estágio sempre foi e sempre será fundamental ao aprendizado do aluno de Odontologia”, disse Cleverson Luciano Trento.
A aluna do curso de Odontologia, Allana Emídio dos Santos, relata como foi a experiência de viver na prática as principais atividades desenvolvidas pelo odontólogo na Atenção Primária à Saúde. “A experiência foi muito proveitosa para mim. Acrescentou muito para minha vivência profissional e me fez enxergar a Odontologia de outras maneiras fora do campus da Universidade. Gostei muito de toda equipe e em especial das minhas preceptoras, sempre muito atenciosas. Com certeza viveria tudo novamente. Inclusive, já fica aqui o agradecimento por todo cuidado e carinho com a gente”, ressalta a aluna.
As odontólogas da UBS José de Carvalho Peixoto, Samilly Esteves e Rosa Alina Freitas ficaram responsáveis por acompanhar e orientar os estagiários Allana Emídio dos Santos e Salomão Menezes. “Os estágios realizados nas UBS contribuem de forma significativa na formação dos alunos, em especial, devido à visualização da prática interdisciplinar da qual possibilita a criação de conceitos de Atenção Básica, atendimento humanizado e autonomia. A aprendizagem por meio da vivência no âmbito do SUS também permite o aperfeiçoamento na dinâmica dos atendimentos e na visualização das possibilidades de resolução dos problemas”, enfatiza a odontóloga Samilly Esteves.