Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de prevenção ao câncer de boca...

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de prevenção ao câncer de boca durante o mês de maio

30
0

Em alusão ao Maio Vermelho, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de boca, as equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), realizaram, durante todo o mês de maio, ações educativas com orientações de como deve ser realizado o autoexame bucal. Além das ações, também foram intensificadas a busca ativa dos públicos de risco e as avaliações clínicas para observar se existiam lesões suspeitas ou que não cicatrizavam há mais de 15 dias.

O objetivo das ações foi alertar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce. O câncer de boca é uma doença maligna, que afeta o lábio e toda a estrutura da boca. O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta a chance de cura e diminui o risco de sequelas. Para isso, é importante que todas as pessoas procurem o dentista periodicamente, pois só assim, é possível fazer a avaliação adequada da boca, e em casos suspeitos, a biópsia é solicitada. Se o resultado for positivo, o paciente receberá todas as orientações necessárias para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Apesar do mês de maio ter chegado ao fim, a busca ativa e as avaliações continuam sendo realizadas. A população pode ter acesso a consulta com o odontólogo em todas as UBS do município. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para o CEO, onde fará tratamentos e acompanhamentos com as especialidades odontológicas.

A coordenadora de Saúde Bucal, Heloisa Gois, destaca como funcionou as atividades alusivas ao Maio Vermelho. “Todas as Unidades de Saúde se movimentaram para fazer ações de promoção à saúde, levar informação sobre a prevenção do câncer de boca, e fazer orientação sobre o autoexame bucal, que é importante para prevenir lesões. Além disso, também disponibilizamos o Odontomóvel para diversas ações, a exemplo da Conferência Estadual de Saúde, que foi realizada no mês de maio, e reuniu os municípios sergipanos, e do Dia Mundial Sem Tabaco, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Para fechar o mês com chave de ouro, iniciamos o ciclo de educação permanente com a qualificação de todos os profissionais da Saúde Bucal”, disse a coordenadora.

COMPARTILHAR