Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª reunião do Centro de Referência LGBTQIAPN+

Secretaria Municipal de Saúde realiza 1ª reunião do Centro de Referência LGBTQIAPN+

27
0

Com o objetivo de otimizar o acolhimento e a assistência ofertada à comunidade LGBTQIAPN+ residente no município de Nossa Senhora do Socorro, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o Centro de Referência LGBTQIAPN+, que funcionará na Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena Barbosa de Melo, localizada no Marcos Freire I. O intuito principal é disponibilizar uma Unidade Referência, responsável por acolher e prestar um atendimento especializado ao público.

Na manhã desta terça-feira, 3, aconteceu a 1ª reunião do Centro, para explicar o funcionamento, tanto para os profissionais quanto para os membros da comunidade. O Centro de Referência é uma estratégia de saúde que disponibilizará atendimentos com uma equipe multidisciplinar, incluindo: médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e farmacêutico. Além disso, também será facilitado o contato com o Ambulatório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto, para as pessoas que desejam fazer algum tipo de procedimento, acompanhamento ou tomar medicações.

Toda equipe da unidade foi capacitada para realizar o acolhimento. “Essa é uma iniciativa muito importante, que vai atender a comunidade, e proporcionar o acolhimento necessário. A equipe de saúde está empenhada em prestar uma melhor assistência e todos foram capacitados para receber, realizar a escuta qualificada, oferecer os serviços e fazer os encaminhamentos para as especialidades, quando houver necessidade”, disse o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, que marcou presença na reunião.

A estudante Britney é membro da comunidade LGBTQIAPN+, reside no conjunto Marcos Freire II, destaca que já foi atendida e indica o Centro para todas as pessoas. “Com certeza é uma iniciativa maravilhosa, pois existem pessoas que já passaram por dificuldades nos atendimentos de saúde, e ter um Centro que possa acolher todo mundo é excepcional, é incrível, uma oportunidade única. Graças a Deus, eu nunca fui distratada no ambiente hospitalar, mas já presenciei uma pessoa sendo. O Centro de Referência vem como um avanço, pois muita gente ainda tem preconceito, e essa iniciativa é uma grande ajuda. Com certeza vou utilizar muito o Centro, já fui atendida na Unidade, e recomendo”, ressalta Britney.

 

COMPARTILHAR