Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza aulão em alusão ao Setembro Amarelo para...

Secretaria Municipal de Saúde realiza aulão em alusão ao Setembro Amarelo para os alunos da Academia da Saúde

23
0

A prática de atividade física é uma grande aliada no cuidado com a saúde do corpo e da mente. Dando continuidade às ações alusivas ao Setembro Amarelo, na manhã desta quarta-feira, 20, dezenas de pessoas vestidas com roupas da cor amarela marcaram presença no aulão da Academia da Saúde, realizado na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério. Além de promover uma programação diferente, o objetivo da Academia da Saúde foi atrair a atenção das pessoas que passavam pela localidade, com o intuito de enfatizar a importância de abordar a temática da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental.

A animação e a disposição são marcas registradas dos alunos da Academia da Saúde. Hoje não foi diferente. Nas primeiras horas da manhã, a quadra já estava repleta de pessoas. Ao som de músicas agitadas, os alunos foram conduzidos pelas profissionais de Educação Física, que fizeram uma mescla entre o alongamento e as danças. Para fechar o evento com chave de ouro, a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AB) Flávia Carvalho realizou um bate-papo sobre a saúde mental e o Setembro Amarelo.

O coordenador da Academia da Saúde, Paulo Matos destaca que o aulão foi pensado com o intuito de enfatizar e sensibilizar a discussão do tema entre os alunos. “A prática de exercícios físicos proporciona muitos benefícios à saúde, além da melhora no condicionamento físico, também contribui na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, trazendo uma sensação de bem-estar, aliviando sintomas da depressão. O suicídio é um tema que precisa ser discutido, principalmente, para ressaltar a importância das atividades desenvolvidas na Academia da Saúde, que contribuem na prevenção e tratamento da depressão, e consequentemente do suicídio, atuando como adicional ao acompanhamento de outros profissionais da saúde e psicoterapia”, registra o coordenador.

Gilmara Alves é aluna do polo Fernando Collor. Ela ressalta a importância da aula alusiva ao Setembro Amarelo, para os alunos e toda a comunidade. “Estou achando uma maravilha, uma alegria estar aqui. É muito importante incentivar as pessoas a não absorverem tantas situações ruins. É preciso sair de casa, fazer alguma atividade física, porque a mente da gente é uma ferramenta que tem que ser exercitada com coisas boas. Não podemos deixar a mente parada, porque quando estamos parados, a tendência é só absorver coisas ruins”, disse a aluna.

COMPARTILHAR