Os consultórios odontológicos, a recepção e a gerência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Mugival Messias estão equipados com computadores que dão acesso direto ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Com o objetivo de facilitar e qualificar o registro das informações no sistema, entre os dias 29 de agosto e 1ª de setembro, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma capacitação sobre o PEC, e teve como público-alvo todos os profissionais do CEO.
O sistema já está em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde. Com a capacitação dos profissionais, logo em breve, ele também fará parte da rotina de atendimento do CEO. O PEC dá acesso aos atendimentos e procedimentos realizados no paciente. Por meio disso, ele também unifica a rede, e possibilita, por exemplo, que os profissionais do CEO tenham acesso detalhado a todo o histórico de saúde do paciente, que foi registrado, mesmo que tenha sido realizado em outra Unidade de Saúde.
O gerente do CEO, João Lima, destaca a importância da capacitação e do sistema. “Foram quatro dias intensos e de muito aprendizado, que contou com o apoio do responsável técnico pelo PEC, José Luciano Calisto. Essa é mais uma fase, antes da implantação definitiva do PEC no CEO. Estamos avançando para o mais breve possível implantarmos o prontuário em definitivo e com isso eliminar os prontuários impressos. Uma medida importante, tomada pela administração municipal, em prol da população de Socorro, que passará a ter os seus procedimentos, ocorridos no CEO, de forma integrada com a Atenção Primária à Saúde”, registrou João Lima.
O dentista do CEO, Breno de Araújo Batista, detalha os benefícios que a utilização do PEC trará para o dia a dia com os pacientes. “Eu achei o treinamento do PEC bastante interessante, vi que ele consegue reunir várias informações clínicas que possibilitam uma maior integralidade de toda a rede de atendimento do município de forma rápida e dinâmica, e otimiza o fluxo de atendimento. Acho que o PEC gera inúmeros benefícios não só para os usuários e profissionais de saúde, mas também para os gestores. Além de tudo isso, a gente consegue acompanhar todo o histórico de saúde do paciente de qualquer lugar do país”, disse o dentista.