Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza ciclo de educação permanente para os profissionais...

Secretaria Municipal de Saúde realiza ciclo de educação permanente para os profissionais da Saúde Bucal

46
0

Com o objetivo de qualificar os profissionais da Odontologia do município, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira, 30, a 1ª palestra de educação permanente para as equipes de Saúde Bucal que trabalham no turno da manhã. A ação teve o seguinte tema: ‘Atualização em estratégia de busca ativa na APS e condutas na identificação de usuários com lesões bucais e encaminhamentos para o CEO’, e foi ministrada pela cirurgiã dentista, responsável pela especialidade de diagnóstico bucal do Centro de Especialidades Odontológicas, Dra. Alliny Bastos.

A ação de educação permanente é uma iniciativa da coordenação de Saúde Bucal e faz alusão ao Maio Vermelho, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de boca. “É muito importante atualizar os profissionais sobre o tema, porque o câncer é uma doença agressiva, mas se descoberta no início, tem até 80% de chances de cura. Pela estimativa do INCA, infelizmente Sergipe deve ser o Estado do Nordeste que terá um aumento no número de casos positivos para câncer de boca, e nós não queremos ocupar essa posição. Por isso, estamos reforçando as atividades, e estou muito feliz com a adesão positiva das equipes”, disse a coordenadora de Saúde Bucal, Heloisa Gois.

Todas as equipes participarão da atividade, realizada em dois momentos para não haver desassistência a população. Nessa quarta-feira, 31, a ação terá continuidade e o público-alvo será às equipes de Saúde Bucal que trabalham no turno da tarde. A odontóloga Rosa Alina Andrade participou da palestra no turno da manhã. “Gostei demais da iniciativa de trazer uma profissional capacitada para que a gente tenha o contato, conhecimento dos dados atualizados, relembre as características das lesões, para fazer a busca ativa nas Unidades de Saúde, que é a primeira porta de entrada dos pacientes”, destaca a odontóloga.

 

COMPARTILHAR