Nesta sexta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em comemoração a esta data tão importante e histórica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção Psicossocial, preparou uma momento especial, destinado às mulheres que atuam na Rede Municipal de Saúde. Com o objetivo de ressaltar a importância dos diversos papéis que as mulheres conseguem desempenhar diariamente, suas lutas e conquistas, a psicóloga, gestalt-terapeuta e arterapeuta, Elenrose Paesane, foi convidada para ministrar a palestra ‘Ser mulher na contemporaneidade’.
O evento, nomeado como Mulheres em Pauta, reuniu mulheres que trabalham na SMS, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e abriu espaço para que, além da palestra, as demais mulheres também pudessem dar depoimentos. Além disso, também foram entregues brindes, e para encerrar o evento com chave de ouro, as mulheres receberam um delicioso lanche saudável. O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, marcou presença no evento e aproveitou o momento para parabenizar e agradecer a todas as mulheres pela contribuição em todos os segmentos da saúde.
A coordenadora da Atenção Psicossocial, Joelma Souza, destaca como o evento foi planejado. “Pensamos na ideia de homenagear as mulheres e proporcionar um momento enriquecedor, que além de interação, também trouxesse informações importantes que muitas vezes passam despercebidas nas nossas rotinas”, disse a coordenadora.
A psicóloga, gestalt-terapeuta e arterapeuta, Elenrose Paesane, ressalta a importância do tema discutido na palestra. “Para mim é uma honra falar de mulher, sendo mulher. Nós colocamos que o Dia da Mulher é todos os dias, mas precisamos de um dia sim, para que a gente possa parar para refletir e se reposicionar em relação a esse lugar que a gente ocupa. A proposta de hoje foi convidar as mulheres a se olharem e a se cuidarem. Acima de tudo, comemorar o 8 de março é a gente poder olhar para gente com carinho e amorosidade, não esperar que venha de fora, mas que a própria mulher possa fazer isso por ela”, destaca Elenrose Paesane.
A enfermeira do CAPS Álcool e Drogas Ana Pitta, Renata Aguiar, participou da palestra e achou a ação bastante oportuna. “Achei uma ação muito importante, porque é sempre necessário trazer a valorização da mulher. O dia 8 de março representa toda a trajetória da mulher em relação às lutas, conquistas e ao papel que a mulher ocupa na sociedade. A mulher traz consigo muita força consegue unir múltiplas funções com maestria, e esse evento deixou isso ainda mais em evidência. Muito importante”, disse a enfermeira.