O Cuidar-Te: cuidar de quem cuida é um projeto criado pela Coordenação de Atenção Psicossocial do município com o objetivo de promover ações voltadas ao cuidado com o trabalhador da saúde. Em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira, 11, um evento para os profissionais da Rede Municipal de Saúde que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Atenção Básica, e se dedicam diariamente a cuidar da saúde da população socorrense. O evento foi mediado pela terapeuta ocupacional, psicanalista, professora da UFS e palhaço, Raphaela Schiassi.
Os intuitos centrais da palestra foram: reforçar a importância de cuidar da saúde mental diariamente, além do mês de janeiro; e colocar o próprio cuidado como prioridade, pois é fundamental, principalmente para os profissionais da saúde, porque só estando bem, é possível cuidar e prestar assistência ao próximo.
A coordenadora da Atenção Psicossocial, Joelma Souza, destaca como o evento foi pensado. “O mês de janeiro é uma parede em branco, que inicia uma nova jornada, e todos nós precisamos colorir os dias, mesmo diante das difíceis situações. Para iniciar o ano, pensamos no evento como uma forma de incentivar o cuidado à saúde mental dos profissionais, trazendo lembretes importantes, que por vezes passam despercebidos”, disse a coordenadora.
A enfermeira da Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Helena Barbosa de Melo, Fernanda Marques, participou do momento e ressalta que é uma grande oportunidade para os profissionais da saúde. “Na rotina do dia a dia, acabamos sempre voltando a atenção para os pacientes, e muita das vezes, esquecemos que nós, profissionais da saúde, também adoecemos e precisamos de cuidado. Por isso, esse evento foi tão importante, pois nos remete a necessidade de nos cuidar durante todo o ano”, enfatiza a enfermeira.