Início Saúde Secretaria Municipal de Saúde realiza o IV Seminário de Saúde Mental

Secretaria Municipal de Saúde realiza o IV Seminário de Saúde Mental

42
0

Conscientizar e sensibilizar a sociedade são os primeiros passos para romper o preconceito existente envolta da discussão do tema suicídio. Seguindo a programação do Setembro Amarelo, que este ano tem como lema: “Se precisar, peça ajuda!”, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, 19, o IV Seminário de Saúde Mental “Setembro pela Vida”.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e teve como público-alvo os profissionais da saúde do município, em especial, aqueles que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O seminário contou com a apresentação e exposição artística do CAPS Infantojuvenil São Domingos Sávio. Além disso, mais duas palestras foram ministradas pelo psicólogo e psicanalista Pedro Henrique Nunes e pela doutora em saúde coletiva e professora da Universidade Federal, Raphaela Hernandes. Estavam presentes no seminário: a deputada estadual Carminha Paiva, o secretário de Saúde de Pirambu Ivamilton Nascimento, e as autoridades do município.

O prefeito Padre Inaldo prestigiou o seminário, e na oportunidade, usou a palavra para reconhecer o trabalho dos profissionais dos CAPS. “Quem trabalha no CAPS precisa ter uma preparação psicológica para ajudar o próximo, mas não absorver aquele problema. Precisa ter consciência do seu trabalho, que é acolher, ajudar e prestar o melhor serviço possível. Trabalhar com a saúde mental, lidar com a dificuldade do próximo, ajudando-o a descobrir o valor da própria vida, é uma missão difícil, mas que não é impossível, porque todos os profissionais do município fazem isso diariamente, dando uma grande contribuição para a sociedade de Nossa Senhora do Socorro. Por isso, eu só tenho a agradecer”, enfatiza o prefeito.

O secretário de Saúde, Enock Ribeiro aproveitou o momento, onde estavam os profissionais do CAPS reunidos, para agradecer e enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos quatro CAPS do município. Ele ressalta que trabalhar com a saúde mental requer uma dedicação a mais, e essa dedicação pode ser observada diariamente, por meio do desenvolvimento da Atenção Psicossocial no município e da assistência ofertada aos pacientes acompanhados pelos CAPS.

A coordenadora da Atenção Psicossocial Joelma Souza destaca como o seminário foi pensado. “Essa já é a 4ª edição do seminário e sempre temos o mesmo intuito: reunir os profissionais e proporcionar um momento diferente. Os profissionais do CAPS necessitam de momentos como este, eles que cuidam tanto da saúde mental das pessoas, também precisam ser cuidados. Por isso, pensamos no seminário, com palestras ministradas por profissionais que não atuam no município, para que os que trabalham em Nossa Senhora do Socorro pudessem participar efetivamente da programação. Preparamos o auditório, camisas e fizemos lembrancinhas, tudo elaborado para tornar o momento ainda mais especial”, disse a coordenadora.

Este já é o 2° seminário que a técnica de Enfermagem do CAPS Infantojuvenil, Camilla Maria Santos participa no município. Ela destaca a importância do evento. “É interessante, porque saímos da rotina. É um dia que a gente vem para adquirir mais conhecimentos, que serão adotados no dia a dia de trabalho. As palestras nos trazem uma orientação de saber ouvir e se colocar no lugar do outro, o que para nós que somos profissionais do CAPS, é essencial, pois é por meio da empatia que nós conseguimos respeitar os limites, tanto do outro quantos os nossos”, ressalta a técnica de Enfermagem.

 

COMPARTILHAR