Gestores de escolas, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro reuniram-se na tarde desta terça-feira, 14, na Escola Estadual Juscelino Kubitscheck, no conjunto João Alves, para o último encontro do módulo sobre o Fundeb, oferecido através de parceria entre o Programa Formação pela Escola e a Secretaria Municipal de Educação. Nessa reunião, os participantes puderam trocar experiências e apresentar o relatório final de avaliação do curso.
Para a auxiliar técnico-administrativo Solange Ferreira de Santana Lima, que já possui experiência com o Fundeb, o curso é de grande importância para a ampliação de conhecimento. “Temos a oportunidade de trocar informações e, no meu caso, passar um pouco do que já conheço sobre o fundo”, diz.
O professor de Matemática Lucas Santos Silva Ferreira também avalia como positiva a participação no módulo sobre o Fundeb. “É um benefício para mim não só como educador, mas como cidadão, pelo fato de poder conhecer as ações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”, indica. Lucas diz que este é o segundo curso de que participa, tendo antes passado pela capacitação em competências básicas.
“Essa iniciativa é importante para saber as ações do fundo, que existem órgãos que fiscalizam essas verbas, que são muito importantes para o município”, aponta o professor. Ele exemplifica que no conselho existem membros – como pais e alunos – que não conhecem profundamente o que é o Fundeb.
A auxiliar administrativo Eliene Rocha recomenda esses cursos para que os cidadãos possam conhecer e participar mais dos programas de educação do município. “Inicialmente, esses módulos representam a preocupação dos próprios governantes e das pessoas que estão à frente das administrações em passar as informações não somente para os funcionários da Educação como também para toda a comunidade. A partir daí, a gente se torna um disseminador para que outras pessoas tomem conhecimento das ações”, aponta.
Curso
Além das pessoas envolvidas com a educação, o curso pode ser realizado por cidadãos interessados em conhecer os programas da educação, desde que tenham mais de 18 anos e noção de internet. O módulo é realizado a distância, com carga horária de 40 horas, sendo apenas oito horas presenciais.
De acordo com a tutora do Programa Formação pela Escola, Geise da Paixão Santos, há ainda muitas pessoas a serem capacitadas, mas com a modalidade a distância pretende-se atender a todos. Dentro do programa em Socorro, já foram realizados cursos de competência básica e controle social. O módulo sobre o Fundeb teve início em maio deste ano e foi finalizado nesta terça-feira. “Os participantes acompanham o curso pelo ambiente virtual de aprendizagem, através da internet, respondendo a questionários, que são posteriormente avaliados pedagogicamente pelo tutor”, explica Geise.
Para ela, a partir do momento que o prefeito aderiu a esse programa, ele está garantindo a transparência em sua administração. “Ele está permitindo que todo cidadão socorrense conheça as ações do FNDE, entenda como chegam os recursos e como procede a prestação de contas. Torna-se uma gestão transparente e democrática”, declara Geise.
Inscrições
Está previsto para o mês de agosto deste ano a abertura de inscrições para o curso de Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE –, que deverá ser finalizado em setembro. “Para esse módulo, esperamos ter um público formado por gestores de escolas ou integrantes de associação de pais e mestres”, destaca a tutora, que lembra que são 38 escolas no município, podendo haver a participação de todos os gestores, uma vez que são disponibilizadas 40 vagas. Também está prevista para o segundo semestre deste ano a entrega dos certificados dos cursos às pessoas que participaram dos três módulos já ministrados.