O secretário municipal de Planejamento de Nossa Senhora Socorro, Gledson Oliveira, e o de Obras, Thiago Souza, estiveram na semana passada em Brasília, onde participaram de diversas audiências nos Ministérios das Cidades, do Esporte e da Educação. O objetivo da visita foi buscar a inscrição do município na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC –, inscrição no Centro de Iniciação ao Esporte – CIE -, participação no Programa Pró-Infância, além de participação em reuniões sobre o Programa Minha Casa,
Minha Vida, do Governo Federal.
De acordo com Gledson Oliveira, a viagem à capital federal foi de suma importância para o desenvolvimento e crescimento de Nossa Senhora do Socorro. No Ministério das Cidades, os representantes de Socorro participaram de reuniões que buscam a inscrição no PAC. Com isso, o município ganhará melhorias no saneamento e pavimentação. Em parceria com a Deso, mas com toda a assessoria técnica da Prefeitura de Socorro, cerca de R$ 45 milhões serão disponibilizados para o saneamento básico no município.
Já no Ministério dos Esportes, o objetivo da reunião foi a inscrição no Programa Federal dos Centros de Iniciação Esportiva – CIE. Neste programa, praças com diversas modalidades esportivas são construídas. “Estamos finalizando os estudos, mas a expectativa é que a comunidade da Taiçoca de Fora seja agraciada com a praça. Numa área total de 3 mil metros quadrados”, disse Gledson.
Além disso, no Ministério das Cidades foi discutida a participação de Socorro no Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. O município busca soluções para a construção de novos empreendimentos. Já no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE –, o secretário buscou a participação de Socorro no Pró-Infância. Assim, a liberação de verbas para a construção de escolas e creches será acelerada. Com prazos de um ano, as obras poderão ter seu tempo reduzido em até 50%.
“O prefeito Fábio Henrique demonstrou total interesse em que Socorro participe do programa”, disse Gledson. O município de Nossa Senhora do Socorro já foi contemplado com dez creches, sendo que duas estão em construção e as demais em processo de licitação. Com a participação neste programa, a expectativa é que demais creches possam ser construídas em um prazo de tempo menor.