O certame contou com a participação de 24 quadrilhas juninas dos quatro cantos do Estado
O Complexo Desportivo Venúzia Rodrigues Franco, localizado no bairro Marcos Freire 1, ficou pequeno para a alegria e emoção dos quadrilheiros e público presente na noite deste sábado, 22, para a grande final do 14° Concurso Arrasta Pé de Quadrilhas Juninas, promovido por meio de uma parceria entre a Liga das Quadrilhas Juninas de Sergipe (Liquajuse) e Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.
Com apresentações marcantes e disputas acirradas, o título de campeã do concurso foi disputada por oito quadrilhas: Xodó da Vila (Aracaju); Cangaceiros da Boa (Japaratuba); Encantado do Matuto (Nossa Senhora do Socorro); Meu Sertão (Riachuelo); Rala Rala (Maruim); Século XX (Aracaju); Unidos em Asa Branca (Aracaju) e Balanço do Nordeste (Umbaúba).
Em 2024, o município de Nossa Senhora do Socorro sediou pela quarta vez o concurso e o presidente da Liquajuse, Sérgio Luiz, falou sobre a importância da parceria com o município para a realização do evento. “Essa é uma parceria maravilhosa , pois somos sempre muito bem acolhidos, não somente pelo público, mas também com toda a estrutura que a prefeitura nos oferece. O movimento junino sergipano é muito grato, porque é muito difícil fazer cultura no nosso estado e no nosso país. Ficamos muito gratos por todo apoio, carinho e acolhimento e o movimento junino agradece”, afirma.
Com o tema “A gente faz a Cultura desse Lugar”, a quadrilha anfitriã, Encanto do Matuto, representante do bairro Fernando Collor, empolgou o público presente no ginásio e o presidente e marcador da quadrilha, Roniclécio, falou sobre o sentimento de se apresentar no município de origem. “Nos apresentamos em vários locais durante os festejos juninos, mas se apresentar com nossos familiares e amigos nos acompanhando e ainda mais em um ginásio tão lindo e lotado pelo público é uma energia diferente e uma satisfação e alegria imensa. Que possamos representar dada vez melhor o nosso querido município”, enfatiza.
Já era véspera de São João quando, após uma avaliação bastante criteriosa dos jurados e com uma vantagem de apenas um décimo de diferença para a segunda colocada, a quadrilha Século XX, que teve como tema: ” Se essa rua Fosse Minha”, contando a história e tradição da rua São João, na capital sergipana, conquistou o título de grande campeã com 40,0 pontos, seguido de Rara Rala com 39,9 e fechando o pódio, a Meu Sertão com 39,8 pontos.
Com a conquista do título, a Século XX será a representante de Sergipe no campeonato brasileiro de quadrilhas juninas, que será disputado em Brasília e o marcador da quadrilha, Joel Reis, que também foi eleito o o melhor marcador do concurso, comentou sobre a sensação de conquistar o título. “Esse título coroa o trabalho que é desenvolvido durante todo o ano. É uma sensação muito boa. Essa conquista é ainda mais especial para nós, porque a quadrilha está completando 60 anos de muita tradição e cultura popular”, relata.
Classificação final:
1° – Século XX ( 40,0)
2° – Rala Rala (39,9)
3° – Meu Sertão (39,8)
4° – Unidos em Asa Branca (39,2)
5° – Balanço do Nordeste (38,8)
6° – Xodó da Vila (38,0)
7° – Encanto do Matuto (37,2)
8° – Cangaceiros da Boa (36,9)