A Escola Municipal José Teixeira da Cruz, localizada no povoado Porto Grande, em Nossa Senhora do Socorro, realizou a II Mostra da Oficina de Artes na manhã desta quinta, 20. No evento, que acontece no Centro Social Francisco Pereira Alves, são exibidas e comercializadas as peças produzidas pelas mães e alunos da unidade de ensino. O curso de pintura em tecido foi patrocinado com recursos do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).
A diretora da escola, Maria José de Oliveira, fala sobre mais uma edição da mostra. “No ano passado o curso foi oferecido apenas com alunas da nossa escola. Este ano, inovamos colocando também as mães. Assim, as mães e filhas puderam aprender pintura em tecido, produziram pinturas em colchas, panos de prato, toalha de banho, conjunto de banheiro, entre outros”, disse.
A professora do curso, Adelaide Nascimento, também é funcionária da escola e ofereceu seu conhecimento gratuitamente. “O recurso foi utilizado apenas para compra de material para que elas pudessem fazer o curso e eu como já trabalho na escola e tenho várias especializações não hesitei em ajudá-las. E elas aprenderam com uma facilidade enorme, as crianças tiveram um pouco de dificuldade, mas logo pegaram a prática. Estou muito feliz, pois é gratificante vê-las hoje expondo e vendendo o que foi produzido”, destacou.
“Já tinha feitos alguns cursos de artesanato e agora aprimorei meu conhecimento em arte no tecido. Parabenizo a escola pela iniciativa e agora vou poder decorar ainda mais minha casa. Como não tenho tempo para vender, meu objetivo realmente é fazer coisas para minha casa e família”, declarou a funcionária pública Roseli Souza.
A aluna do quinto ano, Erika Caroline, disse que demorou um pouco para aprender a pintar corretamente. “A professora Adelaide foi muito paciente comigo e a cada erro ela vinha e me incentivava a ter calma que ia conseguir. Não deu outra. Hoje faço tudo com uma praticidade que me faz querer produzir ainda mais”, disse.